Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte)

Brazil / Minas Gerais / Belo Horizonte
 lagoa, Oscar Niemeyer (arquiteto)

A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.

Entre outras atrações turísticas estão o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turisticos, além de lindas casas.

A construção da Pampulha, apesar de não ter sido idéia original de Juscelino Kubitschek, mas do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima, ultrapassou o projeto inicial ao adquirir maior suntuosidade: um complexo arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, que se tornou marco artístico internacional, demonstrando a capacidade de JK de conciliar idéias antigas com seu dinamismo e espírito empreendedor. O entretenimento era incorporado ao cotidiano da elite, que, ao freqüentar o Cassino e a Casa do Baile, desfrutava de ambiente luxuoso. Contudo esses eram projetos excludentes, uma vez que a classe social menos favorecida não poderia freqüentar esses locais.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°51'3"S   43°58'58"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás