Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado (SLZ - SBSL) (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís

O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado (IATA: SLZ, ICAO: SBSL), conhecido como Aeroporto do Tirirical até 1985, é um aeroporto internacional no município de São Luís, no Maranhão. É o principal aeroporto do estado de Maranhão. Opera regularmente voos regionais e nacionais e eventualmente, voos charter internacionais para Barbados na América Central, Lisboa em Portugal, Miami nos Estados Unidos e países europeus. Costuma receber aeronaves de médio porte como Airbus A320 e Boeings 737.

Em 1942, a pista 09/27 (que era de grama) e media mil metros de comprimento, atendia à Base Aérea do Exército Brasileiro e era o único meio de que São Luís dispunha para receber voos. A pista 06/24 foi construída como parte da base estadunidense que começou a funcionar em 1943. No ano de 1974, o então Ministério da Aeronáutica (atual COMAER) transferiu à Infraero a jurisdição técnica, administrativa e operacional do aeroporto. O atual terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado foi inaugurado em fevereiro de 1998. Pela Lei Federal nº 7.383, de 17 de outubro de 1985, o aeroporto recebe denominação em homenagem ao Marechal-do-Ar Hugo da Cunha Machado, nascido no Maranhão e lembrado por sua atuação na carreira militar e na vida política.

Em 7 de abril de 2021, os aeroportos de São Luís, Imperatriz, Goiânia (GO), Palmas (TO), Petrolina (PE) e Teresina (PI) foram privatizados em leilão realizado pelo governo federal, tendo sido arrematados pelo Grupo CCR, com uma concessão de 30 anos. A empresa assumiu a gestão do aeroporto em 24 de março de 2022, através da CCR Aeroportos.

www.ccraeroportos.com.br/sao-luis-ma
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°35'17"S   44°13'49"W
Este artigo foi modificado pela última vez 2 meses atrás