Edifício Altino Arantes (Farol Santander São Paulo) (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / São Paulo / Rua João Brícola, 24
 museu, escritório, arranha-céu, lugar interessante

O Edifício Altino Arantes, também conhecido como Edíficio Banepa, Banespão, e atualmente como Farol Santander, é um dos prédios de maior destaque da capital paulista. Construído a partir de 1939, para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947, foi durante quase duas décadas o mais alto da cidade, até ser desbancado pelo Edifício Mirante do Vale, inaugurado em 1960. Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após sua inauguração, na década de 40, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo e o arranha-céu mais alto do mundo fora dos Estados Unidos da América.

Em 1990, para evitar a descaraterização do seu interior, teve partes de sua estrutura tombadas, como Hall e as Galerias; a Caixa Forte; o 5º e 6º andar e a Torre no 35º andar. O prédio contíguo foi tombado pelo Condepraat em 2011, preservando a sua fachada e o terraço. Com a aquisição do Banespa pelo Banco Santander em 2000, o edifício passou a pertencer ao banco, e nele foi criado um museu permanente que conta a história da antiga instituição, desde a sua fundação em 1909 até 2001. Em 2018, após um período de reforma, foi inaugurado no edifício o Farol Santander São Paulo, espaço cultural dedicado a exposições artísticas, salão de debates e até uma pista de skate, além de um apartamento de luxo cujo aluguel custa R$ 3,500 a diária.

A torre é um dos destaques do edifício. Situada no ponto mais alto do prédio, acessível a partir do 35º andar, ela permite uma privilegiada vista panorâmica da cidade, com um alcance de até 40 quilômetros, sendo possível ver outros marcos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé e até mesmo o Edifício Itália que o desbancou como mais alto da cidade, além de diversos bairros vizinhos. Isso tudo é possível também pois, apesar de não ser o prédio mais alto, ele está situado no ponto topograficamente mais alto do centro de São Paulo.

Outra marca registrada bastante conhecida do edifício, é a bandeira do estado de São Paulo que fica localizada bem no seu topo. Na televisão, ela sempre costuma aparecer nas tomadas aéreas que são feitas em São Paulo.
Clique para exibir objetos apagados Objetos apagados
  1. Farol Santander São Paulo
 Adicionar a este local empresa, loja, etc.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°32'44"S   46°38'2"W

Comentários

  • Boa resolução
  • Esse Edifício deixou de ser o mais alto da cidade quando da inauguração do "Palacio Zarzur & Kogan" atual "Edificio Mirante do Vale" no ano de 1960, quando o adificio Itália ainda não havia sido inaugurado, é preciso que alguém corrija esta inverdade. Fonte: pagina do Edificio Italia e do Mirante do Vale Na Wikipedia.
  • O Edificio Mirante do Vale é até hoje o mais alto de SP e do Brasil,(o Edificio Itália ao contrário do que se penssa nunca ostentou este título.
  • PRA MIM É O MONUMENTO SÍMBOLO DA NOSSA CIDADE.
  • Imitação do Empire States!
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás