Basílica de Santa Luzia (Viana do Castelo)

Portugal / Norte / Viana do Castelo /

Situada no alto do monte de Santa Luzia, a basílica foi construída no início do século XX copiada do Sacré Couer de Montmartre, em Paris. Ex-libris da cidade de Viana do Castelo, é uma visita obrigatória pela beleza da igreja e pela extraordinária vista que dali se pode observar sobre o estuário do rio Lima, a cidade e o mar.

Se não sofrer de vertígens, não hesite em subir ao zimbório no interior da basílica. No topo da igreja tem uma pequena varanda de onde terá uma visão assombrosa de toda a região. Em dias limpos, vê-se até Ponte de Lima, para o interior, Póvoa de Varzim para sul, e o monte de Santa Tecla já em Espanha, para norte.

Junto à basílica encontra-se a Pousada do Monte de Santa Luzia, em local priveligiado, e a Citânia de Santa Luzia, a primitiva cidade de Viana.

Uma boa ideia para chegar ao alto do monte, é usar o elevador, que liga a cidade à basílica, embora apenas funcione nos meses de verão.

Standing on the Hill of Santa Luzia, reached by road or funicular railway, this Byzantine-style Basilica was built in the beginning of the 20th century based on the Sacré Couer of Montmartre, in Paris. A must-see in a Viana do Castelo tour, either for it's outside beauty and the amazing view to the town, the river and the sea or it's interior, where three rose windows illuminate the richly decorated and well-preserved frescoes.

If you have no problems with heights, you can climb up to the top of the church through some vertical interior stairs. From there one can see a fantastic view in every direction.

Near the basilica, the Pousada of Santa Luzia is a charming Hotel for a unic stay in Viana, and in the back some traces of an Iron Age Pre-Historic settlement called the Citania, are an invitation to take some photos.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   41°42'5"N   8°50'6"W

Comentários

  • Não corresponde à verdade a informação prestada acima no primeiro parágrafo uma vez que, à altura do projecto do arquitecto Ventura Terra (1899), a Basílica de Sacré Coeur em Paris, ainda se encontrava no início de construção e sem configuração visível.
Este artigo foi modificado pela última vez 18 anos atrás