Reserva Biológica do Gurupi - I

Brazil / Goias / Cocalzinho de Coias /

A Reserva situa-se no município de Carutapera, oeste do Estado do Maranhão. Inicialmente criada como Reserva Florestal, em 1961, foi reduzida, mudando, em 1988, sua categoria de manejo, em função da existência de três áreas indígenas no seu interior. Estão presentes na zona de transição, as áreas indígenas Caru, Awá e Alto-Turiaçu; sendo que apenas a Awá ainda não foi demarcada.

Abriga extensa Floresta Tropical Úmida com milhares de espécies vegetais, sendo, por isso, uma das áreas com altíssima biodiversidade e protege a Serra da Desordem e a Serra do Tiracambu.

Cita-se a ocorrência de 21 espécies de aves consideradas vulneráveis e 4 espécies de mamíferos ameaçados de extinção na Reserva. A ave símbolo do Brasil, ararajuba (Aratinga guarouba) habita a Reserva. Uma espécie de primata, cairara caapor (Cebus kaaporii), é endêmica da região.

A inexistência de demarcação e a deficiente fiscalização faz com que a Reserva seja constantemente invadida por caçadores e madeireiros, sofrendo fortes pressões negativas em conseqüência destas atividades. Há também, a presença de posseiros que promovem queimadas e desmatamento. Já foram desmatados mais de 70000 ha da reserva.

Não é permitida a visitação pública.

www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=128
www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./snuc/ind...
www.oeco.com.br/index.php/monitor/81-monitor/19117-oeco...
360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=22473&ac...
english.mercadofloresta.org.br/guia/detalhes.cfm?id=129...
www.amazoniamaranhense.com.br/port/gurupi/index.html
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   3°50'39"S   46°42'54"W

Comentários

  • O Estado do Maranhão é a Unidade da Federação que mais possui reservas ambientais,totalizando 05 grandes áreas, mas existe uma agravante, as referidas áreas só tem lei de criação, não existe uma legislação de normatização e que em seu texto, traga expecificações de um bom plano de manejo, haja vista que dentro da Reserva Biologica do Gurupi existem 03 povos indigenas e até a presente data ainda falta ser demarcado um territorio para um desses povos, isso n os leva a pensar que os politicos do maranhão tem mania de grandeza mas lhes falta competencia e responsabilidade para com seus compromissos, responsabilidade para com o povo. Vejamos que os a reserva em epigrafe foi criada 1m 1988 e até o presente momento os verdaddeiros donos (Os Povos Indigenas)da terra ainda esperam por demarcação de sua área, falta responsabilidade e compromisso dos Gestores Públicos diretamente envolvidos no processo. As populações indigena ou não precisam mobilizar-se para cobrarem solução como: definição das área indigenas e um maior efetivo do IBAMA E SEMA atuando nessas reservas, só assim poderemos pelo menos diminuir o trafico de animais silvestres e a derrubada ilegal da mata para exploração de madeira criação de pastagens bem como agrilagem de terra. Vamos falar como aquele cara da tv. Me ajuda ai!
  • Haja visto que lá dentro existe assentamentos do INCRA e aao mesmo tempo não levaram em conta os produtores rurais que existem lá antes da criação da reserva. Portanto acho mesmo uma irresponsabilidade do poder público tratar a questão com tamanha omissao. Agora é hora de regulizar a situação de cada povo existente lá dentro.
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás