Luisiana | estado, first-level administrative division (en)

USA / Louisiana / Woodworth /
 estado, invisível, first-level administrative division (en)

Site oficial: www.louisiana.gov
Site oficial de turismo: www.louisianatravel.com

A Luisiana (em inglês, Louisiana e em francês, Louisiane) é um dos 50 Estados do Estados Unidos da América, localizado na Região Sul do país, à beira do Golfo do México.

A história, economia e cultura da Luisiana está muito associada com o Rio Mississípi, o segundo rio mais longo do país. O Rio Mississípi desemboca no Golfo do México. O imenso delta do rio localiza-se na Luisiana. A região onde atualmente localiza-se Nova Orleães, atualmente a maior cidade do estado, foi inicialmente exploradas por franceses. Estes exploradores haviam partido de Quebeque, e, acompanhando o rio Mississípi, chegaram à região onde atualmente localiza-se o estado de Luisiana. Posteriormente, o Mississípi, servindo como uma rota hidroviária de grande importância, fizeram do estado um grande pólo de transportes.

Desde o final do século XVIII, a Luisiana destacou-se por ser uma região multicultural. A Luisiana fora colonizada inicialmente pelos franceses, e fazia parte da província colonial de Luisiana, parte da Nova França. A Luisiana passou a controle espanhol em 1763, e novamente a controle francês em 1800, para passar definitivamente a controle americano em 1803. A economia do Estado dependia inicialmente da agricultura, e grandes quantidades de escravos foram usados nas lavouras. A partir do século XIX, grandes números de alemães, irlandeses e italianos instalaram-se no estado, e o estado passou a industrializar-se. Atualmente, a economia do estado depende primariamente do refino e distribuição de petróleo e derivados.

A Luisiana foi assim nomeada pelo primeiro explorador que explorou a região, o francês René Robert Cavelier, que assim nomeou o estado em homenagem ao Rei francês Luís XIV de França. Seu cognome é The Pelican State, que significa "O Estado Pelicano". Pelicanos eram muito comuns no litoral do estado, embora atualmente estas aves estejam ameaçadas de extinção.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   30°57'31"N   91°26'21"W
  •  49 km
  •  95 km
  •  100 km
  •  150 km
  •  183 km
  •  250 km
  •  321 km
  •  426 km