Bombeiros Voluntários da Guarda (Guarda)

Portugal / Centro / Guarda / Rotunda dos Bombeiros Voluntários Egitenienses, 6300 Guarda

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, foi fundada em 1876, ao serviço da população, na altura foi adoptado o lema “ Periculis Ire Obviam “, que permanece até aos dias de hoje.
A fundação da Associação surgiu por iniciativa de um grupo de guardenses plenos de boa vontade e preocupação pela inexistência de um Corpo de Bombeiros na Cidade, deram então inicio ao processo, reunindo-se a 5 de Agosto de 1876 na residência do Exm.º Sr. Geraldo José Batoréu, que liderava o grupo e fundaram a “ Companhia dos Bombeiros Voluntários “.
A comissão fundadora era constituída pelos Srs. Geraldo José Batoréu, Manuel Jacinto, António Gonçalves Ribas, Jerónimo Rodrigues Leal, José Lopes Faia Júnior, Jerónimo Rodrigues Outeiro, Alfredo d´Almeida Barbas, António da Cruz, João Bernardo d´Oliveira, José Joaquim Rodrigues, Joaquim Gonçalves Ribas e Amândio Augusto Ferreira.
Logo no final dessa tão importante reunião, foi lavrada a acta da mesma, provando desta forma o dia da fundação do nosso Corpo de Bombeiros.

Actualmente os Bombeiros da Guarda apostam na Formação dos seus elementos, na melhoria das condições quer materiais quer técnicas para que os seus elementos, homens e mulheres possam continuar a manter, com honra, orgulho e determinação, os valores e ditames, que numa noite de Agosto um pequeno Grupo de Homens da Guarda, criaram e que ao longo dos nossos 130 Anos de existência defenderam com Brio, Orgulho, Coragem e Profissionalismo.

www.bombeiros-guarda.com
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   40°32'8"N   7°17'22"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás