Igreja de São João Batista dos Militares (Olinda)

Brazil / Pernambuco / Olinda

Igreja de São Batista dos Militares | Foi o primeiro templo dos beneditinos de Olinda, em 1581. Escapou do incêndio holandês em 1631, por estar situada fora das portas da cidade e servir de quartel-general. Seu interior é simples, conservando a capela e o altar-mor, onde se encontra no nicho o padroeiro São João Batista.

Foi construída na segunda metade do século XVI. Segundo registros, o prédio abrigou, em 1592, os beneditinos quando chegaram a Pernambuco, sendo a primeira igreja beneditina do Brasil e uma das mais antigas do país. Por estar situada fora das portas da cidade e por ter servido de quartel aos invasores, a Igreja escapou do incêndio provocado pelos holandeses, em 1631.

É o único templo construído sob a invocação de São João em Pernambuco. Seu interior é simples, como eram as igrejas coloniais. A Igreja é composta de uma nave única, coro, a capela-mor, onde deveria encontrar-se a imagem original de São João Batista, retirado e guardado em outro local. Apresenta um frontispício sóbrio, lembrando a Sé, com uma só torre e um brasão acima da porta central.

Fone: (81) 3429.9349
Visitação: mediante consulta ao zelador, na casa vizinha. Não é utilizada para cultos religiosos.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   8°0'36"S   34°51'17"W
Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás