Açude Cocorobó

Brazil / Bahia / Uaua /

DESCRIÇÃO GERAL

A barragem do Açude Cocorobó está localizada no município de Euclides da Cunha, estado da Bahia, a cerca de 410km de Salvador, próximo ao entroncamento entre a BR - 116 e a BR-225, na localidade de Canudos.Barra o rio Vaza Barris, pertencente ao sistema do mesmo nome.A sua bacia hidrográfica drena uma área de 3.600 km2.

Tem como finalidade a irrigação das terras de jusante, onde se destaca o Projeto Irrigado de Vaza Barris com 460 ha, o controle das cheias, a piscicultura, o aproveitamento das áreas de montante e o abastecimento d'água da vila de Nova Canudos. O lago formado cobre uma área de 2.395ha e acumula um volume de 245.375.950m³

HIDROLOGIA

Foram estudados 21 postos pluviométricos da região, para o período 1912-1967, quando foram realizadas a análise dos dados, a comparação e a correção destes dados por métodos estatísticos, interpelação e ajuste definitivo. Foram estimadas as precipitações anual e média na bacia, assim como a distribuição dos seus valores médios mensais.

Nos estudos de deflúvio, foram considerados os dados observados em dois postos, tendo-se estudado os dados de altura de régua x medições diretas de descarga, algumas mesmo incompletas. A partir desses dados, foram definidas as curvas altura x descarga para diversos períodos. Devido à escassez desses dados, principalmente para vazões altas, foram executados ajustes nestas curvas. A seguir, foi efetuada a correlação entre as estações e os estudos das precipitações na bacia.Desta forma, foram realizadas correlações até obter-se a série completa de descargas mensais e anuais para o período estudado

O estudo de regularização foi efetuado por simulação para consumos variáveis, baseado em certas hipóteses de consumo.

CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS

Área da bacia hidrográfica 3.600km2

Pluviometria média 477mm

Deflúvio anual 97 x 106m3

Volume regularizado 97 x 106m3, para um

Freqüência de garantia 70%.

GEOLOGIA E GEOTECNIA

A rocha predominante no local é o xisto, com pequenas deformações em seu acomodamento, medianamente a pouco alterado, e praticamente aflorando nas ombreiras.

No trecho do leito do rio, o mesmo é recoberto por um pacote aluvionar composto por material arenoso, com intercalações de lentes argilosas e siltosas.

As investigações de subsuperfície indicaram um maciço são, medianamente fraturado e de baixa permeabilidade.

O material terroso utilizado na barragem é um silte argilo-arenoso (CL-CM); o material pétreo agregado e a areia artificial foram obtidos na exploração do quartzito existente na ombreira direita, próximo à obra.

ARRANJO GERAL

O Açude Cocorobó é formado por uma barragem de terra como estrutura barrante; um vertedouro, tipo lâmina livre, em forma de leque em planta; e uma estrutura de tomada d'água, formada por uma torre e uma galeria dupla com diâmetro de 1 m.

BARRAGEM

A barragem é homogênea, com altura máxima de 33,5 m. Sua extensão pelo coroamento é de 643 m, e a largura do coroamento mede 7 m, na cota 362,00.

O talude de montante é protegido por um "rip-rap" convencional e sua inclinação varia de 1 V:3H até 1 V:1 OH, passando por lV:5H. O talude de jusante varia sua inclinação de lV:2,5H até lV:1 5H, passando por 1 V:3H. Para montante existe ainda uma berma estabilizadora, na cota 333,80. O controle de percolação é feito por um "cut-off", escavado a partir do eixo para montante. E preenchido com material da mesma natureza do corpo barrante.

CONSTRUÇÃO

A barragem do Açude Cocorobó teve sua construção iniciada em 1951, por administração direta do DNOCS.

A maior parte do aterro fora executada nos últimos meses antes do término da obra, obedecendo aproximadamente ao seguinte cronograma: de 1951 até 1966, foram executados 600.000 m³ ou 48% da obra.Durante o ano de 1967,a barragem atingiu seu volume total, tendo sido feitos neste período, 650.000 m³ de aterro compactado. Logo após seu término, em dezembro de 1967, ocorreu um escorregamento de parte do talude de montante do aterro, com cerca de 45.000 m³ de terra deslocados numa extensão aproximada de 100 m. Após a reconstrução desta parte, foram instalados 24 piezômetros e três medidores de nível d'água, Foram também instalados no maciço marcos para observação de recalque e de deslocamentos horizontais.

As observações feitas indicaram o aparecimento de trincas no talude da barragem e pressões piezométricas consideradas elevadas. Entretanto, após um período de observação e diversas análises, o comportamento da barragem foi considerado aceitável.

www.dnocs.gov.br/~dnocs/doc/canais/barragens/Barragem%2...
br.geocities.com/terrabrasileira/contatos/contatos2/can...
www.portfolium.com.br/Sites/Canudos/conteudo.asp?IDPubl...
www.transportes.gov.br/bit/barragens/cocorobo.htm
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   9°53'25"S   39°5'19"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás