Albufeira do Cuando

Angola / Huambo /
 represa ou barragem, lagoa

Rio Cuando afluente do Kunene
A barragem do Cuando nas zonas superiores do Alto Kunene tem uma mini-estação hidroeléctrica com quatro turbinas de 250 kW.
Embora seja uma barragem relativamente pequena, a energia produzida é importante para o Huambo pois é utilizada nas bombas de uma grande parte da rede de água potável da cidade.

O Rio Cunene nasce na divisória de águas principal de Angola.
Três afluentes mais importantes drenam para o Sul.
A área que vai desde a Cordilheira Marginal, a Poente de Nova Lisboa, até Vila Nova ; para Leste desta povoação, a drenagem faz-se pelo Rio Cubango ; para o Norte, pelo Rio Queve ou Cuvo.
Estes afluentes são, a partir do Poente, o Rio Cunhongamua, o Rio Cuando e aquele a que é costume dar o nome de Rio Cunene.
O primeiro nasce na Cordilheira Marginal, a poente de Vila Flor, 2500 m de altitude, (Rio Cunhongamua)
O segundo tem origem nas proximidades de Vila Nova, em pleno Planalto Principal, aqui à altitude de 1840 m. (Rio Cuando)
O terceiro nasce dezena e meia de quilómetros mais ao Sul, também no Planalto Principal, aqui um pouco dissecado e à altitude de 1750 m. (Rio Cunene)
Vindo da foz e tomando por cada um destes afluentes, vejamos o comprimento que se obtém para o Rio Cunene até às nascentes:
Pelo Rio Cunhongamua 1217 km, pelo Rio Cuando 1220 km e por aquele a que se dá o nome de Rio Cunene 1203 km.
Deve, pois, considerar-se o tronco principal do Cunene como seguindo pelo Rio Cuando e o rio como nascendo em Vila Nova, a nascente de Nova Lisboa.

O curso do Rio Cunene é de cerca de 1.200 km, dos quais 960 km exclusivamente em Angola. A bacia hidrográfica do rio Cunene é de 272.000 km², dos quais 150.800 km² em território angolano.

O Cunene é um dos poucos rios permanentes nesta região árida. O seu caudal anual médio é de 174 m³/s na foz.

O rio Cunene traça parte da fronteira com a Namíbia. é partilhado pelos povos;
Nhaneca-Humbe, Ambó e Herero.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   12°47'27"S   15°54'42"E

Comentários

  • Barragens e Infra-Estruturas Associadas http://www.kunenerak.org/pt/gestao/water+infrastructure/dams+and+infrastructure.aspx
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás