Praça Tamandaré (Rio Grande)

Brazil / Rio Grande do Sul / Rio Grande

A Praça Tamandaré é a maior praça do interior do Rio Grande do Sul , com 316 metros de comprimento por 140 metros de largura, num total de 44.124 m² e está localizada no centro do município de Rio Grande. Também é o terminal rodoviário urbano de Rio Grande.

No centro da praça, está localizado o monumento-túmulo em homenagem ao General Bento Gonçalves e seus restos mortais, inaugurado em 20 de setembro de 1909, do escultor português Teixeira Lopes, ao contrário do que é contado, o túmulo de Bento Gonçalves se encontra na Praça Tamandaré por doação dos restos mortais pelo seu primo Inácio Xavier de Azambuja em 1900, não havendo nenhum concurso para que se criasse o monumento. O monumento tem alguns significados claros, como os próprios leões. Os leões indicam o Brasil e o Rio Grande do Sul. O de cima representa o Brasil, em uma posição que parece de vitória, enquanto que o de baixo, representa o Rio Grande do Sul aparentemente derrotado, no entanto, a posição do leão de baixo é clara ao mostrar a sua pata dianteira esquerda pronta para dar o golpe. Com isso fica claro que o espírito Farroupilha ainda vive e corre nas veias do gaúcho, o que é mostrado claramente durante as manifestações próximas ao dia 20 de setembro, data máxima para o povo gaúcho. Monumento Túmulo ao Gen. Bento Gonçalves

Também em lugar de destaque, o coreto, construído ainda no século XIX, é hoje um local de manifestações, briques e outras atividades culturais. Já foi palco de discursos políticos e homenagens de pessoas que visitaram Rio Grande. Perto, localiza-se a Torre da CRT, com sessenta metros de altura, construído na década de 1970.

O chamado Abrigo, assim denominado por ser na sua origem o abrigo dos bondes, funciona atualmente como ponto de ônibus para algumas linhas municipais e centro comercial, com bares, banca de revistas e cabeleireiro.

Geralmente cercada por tartarugas, Chafariz dos anjinhos, desde 1909 está perto da esquina da ruas Vitorino e 24 de Maio, é um dos últimos em funcionamento no interior do estado. Conforme o livro Fontes D'Art no Rio Grande do Sul, de José Francisco Alves, é proveniente da França e confeccionado pela Fundição Antonie Durenne com 5m de altura. Instalado em 1878, ficou originalmente nas imediações onde se encontra o monumento a Bento Gonçalves. Ele foi o último a ser instalado dos quatro chafarizes vindos para a cidade do Rio Grande. O chafariz além de ser decorativo, servia também para o povo nele se abastecer de água potável.

Na Casa do Artesanato, são confeccionados e comercializados produtos temáticos, além de permitir a realização de treinamentos. O local pode ser considerado também um centro turístico, pois oferece produtos exclusivos da cidade (como por exemplo, miniaturas de leões-marinhos e a tradicional jurupiga), atraindo muitos visitantes. Esse prédio já serviu como sede da Sociedade de Estudos Oceanográficos de Rio Grande (1954 a 19734 ), da URES (União rio-grandina de estudantes secundaristas), na décade de 1980, e do IBGE (2000-2003).

No interior da praça, localiza-se também um zoológico - com macacos, coelhos, pássaros etc - uma praça infantil com brinquedos diversos: escorregador. De curiosidade, há uma locomotiva antiga, que também serve de brinquedo para as crianças.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   32°2'0"S   52°5'56"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás