Pimentas (Distrito de Guarulhos) (Guarulhos)

Brazil / Sao Paulo / Guarulhos
 distrito, região

Bairro e Distrito do Município de Guarulhos, localizado na Zona Leste do mesmo.Limita-se com os distritos de Cumbica, Presidente Dutra, Bonsucesso, e com o distrito paulistano do Jardim Helena, na Zona Leste da capital.

O Pimentas é cortado em sua extensão pela Avenida Juscelino Kubstchek de Oliveira. Atualmente, esta avenida é uma das mais importantes de Guarulhos, configurando-se como o marco do desenvolvimento da região leste do município.

O Pimentas é um bairro, um distrito e uma regional. O bairro Jardim Pimentas situa-se no trecho inicial da Avenida Juscelino Kubstchek (de quem vem do Jardim Helena sentido Via Dutra). O Distrito do Pimentas abriga importantes bairro da cidade como o Parque Jurema, Parque Estela, Jardim Angélica, Conjunto Marcos Freire, Parque das Nações, Jardim Silvestre, Jardim Nova Cidade, Parque São Miguel, VIla Paraíso, Parque Industrial, Vila Isabel, Jardim Leblon, Jardim Centenário, Jardim Guilhermino, Jardim Santo Afonso dentre outros. Ao todo, são cerca de 40 bairros que compõe o distrito.

A regional Pimentas é uma divisão administrativa da prefeitura de Guarulhos. Ao todo, são 5 regionais, sendo que o Pimentas é a Regional 4 (também chamada Unidade Administrativa Pimentas). A regional do Pimentas é composta, além do distrito do Pimentas, pelos distritos da Água Chata, Itaim, Aracília e partes do Bonsucesso e Jardim Presidente Dutra.

Pelo fato de ser um distrito muito grande e diversificado, muitos consideram certos bairros (como a Vila Any, Vila Dinamarca, Piratininga e outros) como pertencentes ao Pimentas, e, por isso a definição de região do Pimentas acaba sendo coerente com a realidade.

Olhando o Pimentas como uma região, podemos perceber que sua ocupação é extremamente diversificada, onde se encontram áreas densamente industriais (Parque Brasília, Parque Harami, Centro Industrial e ao longo das rodovias Presidente e Ayrton Senna), áreas fortemente comerciais, como a região que se origina das
esquinas das Avenidas Juscelino Kubstchek de Oliveira e Jurema, o trecho da Avenida Juscelino Kubstchek de Oliveira na região da Praça Prefeito Felício Antônio Alves (Praça do Pimentas) e o trecho da Estrada do Sacramento que passa pelo Conjunto Marcos Freire e por fim regiões residenciais, via de regra mais densas no interior dos bairros.
Para destacar o crescimento da região, podemos enumerar alguns órgãos públicos e privados localizados na região, como o Shopping Bonsucesso, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Pimentas, Supermercado Nagumo, Centro Unificado de Educação (Ceu), Posto do INSS, Procon, Centro Integrado de Cidadania (Cic), Ciet, etc. Podemos também destacar o grande número de escolas, postos de saúde, agências bancárias e dos Correios. Cabe também ressaltar o número de condomínios que estão sendo construídos no bairro, sejam eles voltados para as classes média baixa ou baixa.
Apesar desta pujança, a região ainda sofre, e muito com a falta de infra-estrutura. A estrutura viária da região ainda não foi devidamente readequada para receber o "boom" imobiliário e comercial. Na região também podemos encontrar um razoável número de favelas. Uma delas é a do Sítio São Francisco, uma das maiores do município. Recentemente os governos das três esferas anunciaram um investimento de cerca de R$ 40 milhões para a urbanização do local.Nesse âmbito, ainda podemos citar ás áreas de risco de partes da Vila Any (risco de alagamento)e de desmoronamento no Parque das Nações e Vila Albertina.

A região é atendida por 46 linhas de ônibus coletivo, sendo 22 municipais e 24 intermunicipais.

População: 133.611 hab (distrito) - 185.630 hab (região) - (Censo 2000)
Área: 14,84 km² (distrito) - 30,12 km² (região) - SDU/PMG
Densidade Demográfica: 9003 hab/km² (distrito) - 6163 hab/km² (distrito) - SDU/PMG
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°27'13"S   46°25'7"W

Comentários

  • Essa região que é hoje considerada um dos centros comerciais de Guarulhos, isso devido a distância do centro e a busca por novos mercados por parte das empresas.
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás