Piedade do Paraopeba (Brumadinho)

Brazil / Minas Gerais / Ibirite / Brumadinho
 Carregar uma foto

Piedade do Paraopeba é um distrito de Brumadinho-MG. Nele se situam as localidades de Piedade do Paraopeba, Marques, Córrego Ferreira, Campinho, Suzana, Retiro do Chalé, Gorduras, Carneiros, Braga, Candeias, Quitiliano, Grota da Macaca, Barreiro e parte de Casa Branca.
População (2010): 3.468 habitantes.

O distrito

A religiosidade é uma das tradições no município de Brumadinho e o seu histórico distrito de Piedade do Paraopeba tornou-se um centro de romaria para devotos a Nossa Senhora da Piedade.

A vila setecentista é um dos povoados mais antigos de Minas. Está ao pé da Serra da Moeda, cercada de uma natureza bela e generosa. Formou-se em decorrência de bandeiras que cruzaram o Vale do Rio Paraopeba em busca de metais preciosos e da sonhada Serra das Esmeraldas - esmeraldas que nunca foram encontrados.

Piedade do Paraopeba é um recanto tranqüilo de Brumadinho. A Praça da Matriz, uma rua principal e algumas ruelas perpendiculares formam o pequeno e modesto vilarejo, apropriado aos que buscam descanso em lugares assim.A Matriz que data de 1713, é cercada por jardins e conserva os seus três retábulo de madeira entalhada e imagens policromadas. Pelas sucessivas reformas que recebeu, as pinturas originais do forro, dos retábulos e das imagens requerem restauração.

Alguns casarões coloniais de fechada ainda original testemunham parte de sua memória histórica. Há também uma pequena capela, da mesma época da Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, provavelmente de origem na confraria dos escravos do lugar. Mesmo tendo perdido suas características setecentistas, a capela ainda conserva os acessos e parte dos muros em pedra que a cercam. É ali que ocorrem, em outubro, os festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Escola, posto de saúde, casa paroquial, restaurantes de comida caseira e um pequeno comércio complementam Piedade. Mas é a imponência da Matriz que confere uma sensível atmosfera religiosa à Vila, tornando-a apropriada às reflexões, meditações, orações e agradecimentos dos devotos por graças alcançadas ou por pedidos à Mãe Piedade.

O Povo

Gente simples e acolhedora, uma parte dedica-se à extração do minério de ferro, outra cultiva frutas, mantém criações e produz alimentos e bebidas, e há os que modelam peças em cerâmicas, confeccionam tapetes, bordam, fazem tricô e outros trabalhos manuais. Nos festejos religiosos, montam barraquinhas e vendem quitandas, caldos, salgados, doces e bebidas.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°11'28"S   44°1'45"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás