Subestação Miracema - Eletrobras Eletronorte

Brazil / Tocantins / Miranorte /
 subestação de energia elétrica  Adicionar categoria

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.

Central Regional de Transmissão da Eletrobras Eletronorte no Tocantins (CTO)

Aqui acontece a conexão entre o Sistema Interligado Nacional (SIN) e o sistema elétrico da Celtins em toda a região centro-sul do Tocantins, abrangendo diretamente cerca de 74 municípios das regiões central e sudeste do estado, podendo chegar a 87 em caso de falha na UHE Peixe, a 118 em caso de falha na subestação de Porto Franco - MA, e a um total máximo de 131 municípios, caso as duas falhas aconteçam ao mesmo tempo. É a principal subestação de energia elétrica do estado, sendo de uma importância extremamente vital para o funcionamento da economia tocantinense. Caso haja algum problema nesta subestação, boa parte do Tocantins ficará sem energia elétrica (com exceção do norte e sudoeste do estado), assim como aconteceu no dia 19 de janeiro de 2009, quando um raio atingiu esta subestação, ocasionando um apagão generalizado por mais de 2 horas. Além disso, também é nesta subestação que a energia da hidrelétrica do Lajeado é disponibilizada ao SIN.

Curiosidade: Quase toda a energia elétrica distribuída pelo sistema da Celtins vem da hidrelétrica de Tucuruí no Pará, ao invés da Usina de Lajeado como geralmente se pensa. Esta última integra o subsistema Sudeste/Centro Oeste do SIN e portanto não abastece o estado do Tocantins, exceto em casos de necessidade. As únicas exceções são as UHE's Peixe Angical e São Salvador, já que estão diretamente ligadas ao sistema de distribuição da Celtins, atendendo assim cerca de 13 municípios da região sudoeste do estado, incluindo a cidade de Gurupi. Além destas, também há várias PCH's na região sudeste do estado que atendem a uma pequena parte da demanda da capital, Palmas. Além disso, quando o nível da barragem de Tucuruí está baixo, o Tocantins passa a receber energia temporariamente do subsistema Sudeste/Centro Oeste.

Obs.: As outras subestações da Eletrobras Eletronorte que fornecem energia p/ o sistema de distribuição da Celtins são a SE Imperatriz e a SE Porto Franco, ambas localizadas no estado do Maranhão. Essas subestações atendem a região norte do estado. Em caso de indisponibilidade da SE Porto Franco e das PCH's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) espalhadas pelo estado, a SE Miracema consegue atender o sistema da Celtins até as cidades de Tocantinópolis e São Bento do Tocantins, sendo que no caso de falha da SE Porto Franco o controle de tensão fica um pouco instável nos horários de pico. A tensão das linhas de transmissão que chegam a esta subestação é de 500 kV, enquanto que a das linhas de distribuição da Celtins é de 138 kV. Há um auto-transformador no local que rebaixa a tensão de 500 kV para 138 kV. Em 2010 está prevista a instalação de um segundo auto-transformador.

Link sobre o apagão de 19/01/2009 no Portal Terra:
noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3459459-EI813... (Copiar e Colar)

Gerente da CTO: Carlos Humberto de Souza e Silva (carloshumberto@eln.gov.br)

Links:

ucel.eln.gov.br/portal/tocantins/hot_tocantins.html
ucel.eln.gov.br/portal/tocantins.php
www.eln.gov.br/
www.eletrobras.com/

Fonte das Informações:

www.epe.gov.br/Transmissao/Documents/Estudos_10/PDEE_TR...
idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=823749

Mais informações sobre o sistema da Celtins:

www.aneel.gov.br/aplicacoes/consulta_publica/documentos...

Endereço: Rodovia TO-342, km 6, s/nº, Miracema do Tocantins - TO.
CEP: 77650-000
Telefones: (63) 3366 2470; (63) 3366 2500 e (63) 3366 2450
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   9°32'27"S   48°31'15"W

Comentários

  • Esta subestação é o "ponto central" do sistema da Celtins em boa parte do estado.
  • ja trabalhei ai..
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás