Parque Vila dos Remédios (Matão) (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / Osasco / São Paulo

Área: 109.800m²
Infraestrutura
Lago, playgrounds, churrasqueiras, trilhas, pista de cooper e caminhada, paraciclo, ciclovia, quadras poliesportivas, sanitários para pessoas com mobilidade reduzida.

Fauna
Foram identificadas 59 espécies, sendo 56 aves. Possui área de mata e lagos, que permitem abrigar uma fauna diversificada. Pode ser observado o papagaio-verdadeiro, espécie presente na lista de extinção da fauna do Estado de São Paulo. Ocorrem algumas espécies endêmicas de Mata Atlântica, a exemplo do beija-flor papo-branco, tié-preto, cigarra-bambu e o pica-pauzinho-verde-carijó. Rapinantes como o peneira, caracará e a corujinha-do-mato, podem ser observados. Em ambiente aquático pode-se avistar o martim-pescador-grande, martim-pescador-verde e biguás em busca de alimento. Suiriri, juruviara, tesoura e bentevi-rajado são aves migratórias que passam parte de seu ciclo de vida no parque, no período de setembro a março.

Flora
Remanescente da Mata Atlântica, áreas ajardinadas e bosques, com espécies nativas e exóticas como faveira, pau-de-ovelha, copaíba, mirindiba-rosa, jacarandá-paulista, pata-de-vaca, flor-de-abril, quaresmeira, seafórtia, figueira-benjamim, pau-brasil, pau-ferro, sibipiruna e carvalho-do-pântano.

Particularidades
O Parque localiza-se em uma área que pertencia à Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência, então conhecida como Bosque das Freiras. O terreno foi desapropriado em 1976, sendo o Parque inaugurado em junho de 1979. A sua topografia é bastante acidentada. Existem, no local, uma mina d’água e dois córregosque cortam o terreno, encharcando sua parte mais baixa.
Subprefeitura Lapa
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°30'50"S   46°44'59"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás