Cupira | cidade

Brazil / Pernambuco / Cupira /

Cidade da região do Agreste Pernambucano, microrregião do Brejo Pernambucano. Tem autonomia política desde 29/12/1953, está a 416m de altitude, 172 Km distante de Recife, tem clima tropical semi-úmido e em 2007 o IBGE estima sua população em 22.028 habitantes.
Municípios limítrofes Panelas, Agrestina, São Joaquim do Monte, Lagoa dos Gatos, Altinho

Dos primeiros habitantes da região provavelmente se estabeceram em Cupira por volta de 1881. Alguns desses primeiros habitantes foram José de Melo, Manoel Gomes da Silva, Antônio Soares da Silva e Aleluia de Tal. Aleluia de Tal propôs a construção de uma capela, que foi edificada à margem de uma lagoa onde havia uma baraúna habitada por cupiras. O local, na época parte do município de Panelas, passou então a ser chamado Cupira. À medida que a povoação crescia, mais estradas eram abertas. Eventualmente, a região tornou-se povoado e, em 1896, fez-se a primeira feira-livre da povoação[1].

Em 1900, a povoação tornou-se distrito próprio do município de Panelas, com o nome de Taboleiro. Em 1914, o distrito foi renomeado para Cupira. Em 1953, Cupira desmembrou-se de Panelas, tornando-se município, sendo instalado em 1954. Já em 1955, a região de Laje de São José foi desmembrada do distrito-sede, tornando-se distrito próprio. Até hoje, o município é composto pelo distrito-sede de Cupira e pelo distrito de Laje de São José.

A cidade de Cupira surgiu em torno de uma capela construída à margem de uma lagoa existente na região e consta que os primeiros moradores chegaram ali em 1881. O povoado era denominado Taboleiro e mudou o nome para Cupira através de lei municipal, de 07 de dezembro de 1914. O município foi criado a 07 de dezembro de 1953, desmembrado do município de Panelas. Sua instalação ocorreu a 20 de maio de 1954.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   8°36'14"S   35°57'9"W

Comentários

  • Sinto revolta ao ler esta página tão simplória sobre os municípios pernambucanos quando tínhamos sobre cada município uma versão muito rica sobre a história, folclore, características do povo, da região, seus pontos pitorescos, etc. Faço apelo aos responsáveis pelo programa wikimapia que não permitam apagar informações tão importantes. Abram o menu e cliquem em histórico, voltem a versão anterior (de outro autor), leiam e comparem com essa atual pálida imagem e percebam que a intenção do atual autor é excluir essas informações, fazer figurar o seu nome no rodapé. Todos os turistas que visitam o nosso estado voltam falando sobre a riqueza histórica, o folclore. Vem um indivíduo sei lá de onde e exclui o que temos de melhor. Acho que a pobreza está é na cabeça dele. Criar é pra gente capaz, inteligente, ativa, gente de bem.
  • E um conteúdo básico,mas informativo.
Este artigo foi modificado pela última vez 17 anos atrás