Montanhas

Brazil / Rio Grande do Norte / Montanhas /
 cidade, município

Montanhas é um município no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Leste Potiguar e na Microrregião do Litoral Sul.

Mesorregião Leste Potiguar
Microrregião Litoral Sul

Municípios limítrofes Ao norte: Pedro Velho; Ao sul: Estado da Paraíba; Ao Leste: Pedro Velho; Ao oeste: Nova Cruz.
Distância até a capital 103 quilômetros

Características geográficas
Área 82 km²
População 12.383 hab. IBGE 2007
Densidade 151,1 hab./km²
Fuso horário UTC-3

Indicadores
IDH 0,586 PNUD/2000
PIB R$ 29.186,00 IBGE/2005
PIB per capita R$ 2.355,03 IBGE/2005

História
Em 4 de dezembro de 1754, o padre José Vieira Afonso recebeu uma sesmaria na Lagoa das Queimadas, às margens do Rio Curimataú, iniciando a povoação da área. O nome Queimada referia-se à queima inicial dos aceiros para a fundação de plantios. A Lagoa de Queimadas mudou de nome no século XIX, passando a se chamar Montanhas, numa referência direta à sua localização. A Lagoa de Montanhas sempre teve um clima agradável e ameno, a ponto de ser considerada a Suíça do Agreste.

A povoação de Lagoa de Montanhas alcançou progresso a partir da fertilidade de suas terras, que sempre garantiu grande produção de cereais. A chegada da estrada de ferro, interligando a região à capital do Estado, no ano de 1882, foi um acontecimento que veio garantir o crescimento do povoado. Lagoa de Montanhas foi considerado distrito do município de Pedro Velho, em outubro de 1938. No dia 8 de janeiro de 1962, de acordo com a Lei nº 2.727, o distrito foi desmembrado de Pedro Velho e se tornou município. Mas somente em 20 de julho de 1963, o município passou a se chamar definitivamente Montanhas.

Geografia
Localizado na microrregião do Litoral Sul. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2007, sua população é de 12.393 habitantes. Área territorial de 82 km² IBGE 2007. O acesso rodoviário para Montanhas é feito pela BR-101, sentido Sul. Em Canguaretama, entra-se à direita, na RN-269. Depois de Pedro Velho, são mais 9 km. A distância de Montanhas até a capital Natal é de 103 km.

Turismo
Janeiro
Dia 5 — Tradicional Festa de Santos Reis.
Data móvel — Tradicional vaquejada.
Junho
Durante todo o mês acontece a comemoração em homenagem ao padroeiro do município, São João Batista, com muitos festejos próprios da época junina, atos religiosos, muita fé e devoção.
Julho
Dia 20 — Aniversário da cidade. Um dia inteiro de comemorações, com varias modalidades esportivas, shows de calouros, tradicional pau-de-sebo destre outras. Os festejos culmina com a partilha de um bolo gigante, cuja quantidade de metros é igual a idade da cidade. Por fim, shows com bandas musicais durante toda a noite.

Em 4 de dezembro de 1754, o padre José Vieira Afonso, recebeu a sesmaria na lagoa das Queimadas, às margens do rio Curimataú, iniciando então, a povoação da área. O nome Queimada referia-se à queima inicial dos aceiros para a fundação de plantios.

A Lagoa de Queimadas mudou de nome no século XIX, passando a se chamar de Montanhas, numa referência direta a sua localização entre montanhas. A Lagoa de Montanha sempre teve um clima agradável e ameno, a ponto de ser considerada a Suíça do Agreste.

A povoação de Lagoa de Montanhas alcançou progresso a partir da fertilidade de suas terras que garantiram grande produção de cereais. A chegada da estrada de ferro, interligando a região à capital do Estado no ano de 1882, foi um acontecimento que veio ajudar, ainda mais, o crescimento do povoado.

Lagoa de Montanhas foi considerado distrito do município de Pedro Velho, em outubro de 1938.

No dia 8 de janeiro de 1962, de acordo com a Lei nº 2.727 o distrito de Lagoa de Montanhas desmembrou-se de Pedro Velho e tornou-se município, mas somente em 20 de julho do ano seguinte, o município passou a se chamar definitivamente de Montanhas.

Fonte: Idema-RN

www.nataltrip.com/index.php?Fa=cid.inf&CID_ID=91
www.cidades.com.br/cidade/montanhas/003350.html
www.ferias.tur.br/informacoes/7217/montanhas-rn.html
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   6°29'43"S   35°16'56"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás