Igreja Russa da Santa Virgem de Gevorgavan

Azerbaijan / Xocavend /
 igreja, mosteiro, ortodoxo, prédio listado, igreja ortodoxa russa

A igreja regimental perto da aldeia de Gevorgavan. Fundada pelo 16º Regimento de Granadeiros Mingrelianos de Cossacos Russos durante a sua estadia aqui em 1864 e consagrada em honra da Transfiguração do Senhor em 9 de fevereiro de 1868. Após a partida do Regimento Mingreliano em 1877, a igreja foi administrada pelo 2º Infante Batalhão Plastun até 1896, e desde então está no comando do 1º regimento Sunzha-Vladikavkaz. Na igreja havia uma pequena escola onde estudavam crianças russas.

Infelizmente, esta igreja, desde 2020 depois de ficar sob o controle do Azerbaijão, tornou-se objeto de propaganda anti-armênia.
Na vanguarda da especulação anti-armênia no Azerbaijão, alegações de que os armênios supostamente levaram a igreja de Gevorgavan à ruína, referindo-se aos nomes "Garik" e "Carmen" no gesso. Pergunte a si mesmo, qual é a razão para os destruidores deixarem seus nomes no objeto de destruição? Enquanto isso, os fatos mostram que foi levado a tal estado em 1991-1993, quando Gevorgavan estava sob o controle do Azerbaijão.
Em 2020, depois de ocupar a aldeia de Gevorgavan na região de Martuni de Karabakh, o Azerbaijão iniciou uma histeria anti-armênia, inclusive na Grécia ortodoxa. O Consulado Geral da República de Artsakh na Grécia emitiu uma declaração sobre as falsas acusações feitas pelo Azerbaijão: "A República de Artsakh cuida tanto dos monumentos da história armênia quanto do patrimônio cultural russo em seu território, incluindo a Igreja Russa da Santa Mãe de Deus, que foi construída há cerca de cem anos atrás colonos russos na área de Gevorgavan da atual região de Martuni".
Em 1989, começou o trabalho de restauração da igreja, que teve que ser interrompido devido à agressão do Azerbaijão contra Karabakh. Durante a guerra nos anos 90, a igreja foi seriamente danificada. Antes da guerra de 2020, o governo de Karabakh estava desenvolvendo um projeto para a restauração da igreja e procurava um patrocinador para iniciar o trabalho.
A vice-chefe da comunidade russa no Azerbaijão, apresentadora de TV Anastasia Lavrina, postou um vídeo no youtube: www.youtube.com/watch?v=oADb5_8EAZ4 intitulado "Invasões contra o patrimônio cultural russo em Karabakh" e o Azerbaijão Embaixada na Grécia traduziu para a língua grega.

Ao que a Embaixada da República da Arménia na Grécia já respondeu:

"Esta é mais uma tentativa infundada de despertar hostilidade contra os armênios em países amigos. Um país que deliberadamente destrói monumentos culturais está tentando encobrir seu próprio vandalismo com acusações infundadas."

A Corte Internacional de Justiça na decisão sobre o caso Armênia x Azerbaijão de 7 de dezembro, entre outras coisas, ordenou a Baku que tomasse todas as medidas necessárias contra a incitação ao ódio contra os armênios por organizações estatais, bem como prevenir e punir todas as manifestações de vandalismo e profanação de monumentos culturais armênios. Enquanto isso, as autoridades do Azerbaijão não impedem tais ações.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   39°43'58"N   47°11'29"E
  •  40 km
  •  139 km
  •  182 km
  •  195 km
  •  198 km
  •  202 km
  •  229 km
  •  305 km