Wadowice

Poland / Malopolskie / Wadowice /
 cidade, vila

Wadowice é uma cidade pacata do sul da Polónia. Tem apenas 20 mil habitantes, pouco charme e uma praça tranqüila em frente à Basílica. A 48 km de Cracóvia, às margens do Rio Skawa, não chamaria a atenção de ninguém, não fosse pelo número 7 da rua Koscielna. Ali, numa casinha de apenas dois quartos e uma cozinha, nasceu, a 18 de Maio de 1920, Karol Jósef Wojtyla. Filho de pai militar e mãe costureira, era o segundo da família - seu irmão, Edmund, estava então com 13 anos. Karol era um garoto polaco como outro qualquer. Freqüentava a igreja ao lado de sua casa, adorava esquiar, pertencia a grupos de teatro. Depois que foi eleito papa, em 1978, e ordenado João Paulo II, a pequena Wadowice nunca mais foi a mesma. Não demorou muito para que a casa onde viveu até aos 18 anos se tornasse um museu e a igreja em que foi baptizado fosse incluída entre os centros de peregrinação católica pelo mundo.

Os skis que usava na adolescência, alguns livros, os porta-retratos da família, o fogão, as louças e até o cesto de roupas sujas estão espalhados pela antiga casa - que, aliás, teve de ganhar cómodos adjacentes para comportar todo o acervo. Por todo o canto, fotografias. O casamento dos pais. Karol bebé. Karol desportista. Karol actor. Karol seminarista. E muitas já como João Paulo II. Pequenos trechos em papel e recortes de jornais ajudam a entender um pouco a sua trajectória: depois de completar os estudos em Wadowice, mudou-se com o pai para Cracóvia, onde foi estudar filosofia, literatura e teatro. Durante a Segunda Guerra Mundial, entrou clandestinamente para o seminário. Foi ordenado padre em Novembro de 1946, rezou a sua primeira missa na cripta de São Leonardo, na Catedral de Wawel, uma das mais imponentes de todo o país, em Cracóvia. Nos anos seguintes foi ordenado bispo auxiliar, depois bispo, arcebispo, cardeal e o resto da história é conhecido no mundo todo.
A poucos passos da sua antiga casa fica a Igreja da Consagração de Nossa Senhora, que começou a ser construída no século XV. Ali a principal atracção é a pia onde Karol foi baptizado, a 20 de Junho de 1920, pelo capelão militar Franciszek Zak. Fica também ali a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, coroada por ele na sua terceira peregrinação à cidade, a 16 de Junho de 1999. Uma visita a Wadowice nunca está completa sem a kremówka, uma espécie de torta de massa folhada recheada com creme de nata e coberta com açúcar. A delícia, típica da região, foi citada num discurso de João Paulo II numa das suas visitas à cidade e, desde então, ganhou status de atracção turística. Qualquer portinha do centro vende o doce - gelado, crocante e de recheio cremoso que chega a derreter na boca. Quase um pecado,abençoado pelo papa.



2
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   49°53'1"N   19°29'42"E