Santa Cruz da Trapa

Portugal / Centro / Sao Pedro do Sul /
 Carregar uma foto

Santa Cruz da Trapa foi uma freguesia portuguesa do concelho de São Pedro do Sul, com 21,29 km² de área e 1 313 habitantes (2011). Densidade: 61,7 hab/km². Foi elevada a vila a 12 de julho de 2001.

A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.

Situada a poucos quilómetros da sede de concelho, São Mamede, ou melhor, Santa Cruz da Trapa, aparece numa das mais antigas referências de que há memória, em 1132 na carta de couto a Afonso Henriques ao Mosteiro de São Cristóvão. Muitas das povoações desta antiga freguesia são anteriores à nacionalidade, como aliás é já tradição em terras de Lafões. Inicialmente, nas primeiras referências literárias (cartas, documentos de compra, Inquirições, etc.), era por São Mamede de Barroso, padroeiro da antiga freguesia de Santa Cruz da Trapa e nome do rio respectivamente, que era conhecida.

O determinativo "da trapa” veio-lhe da pequena povoação do mesmo nome e que nos primórdios da nacionalidade era a mais importante de todas as povoações que constituíam a freguesia.

Santa Cruz da Trapa surpreende pelo seu ar urbano de raiz tipicamente beirã, pela sua bela Praça-Jardim, permanentemente bem conservada e limpa, pelas construções envolventes - algumas de extraordinário estilo arquitetónico, pelo comércio ativo e diversificado, pela indústria recente, mas dinâmica e determinada, e, enfim, pelo estilo muito próprio de vivências e costumes rurais.

Surpreendente é também o Solar dos Malafaias, da autoria do florentino Nicolau Nasoni, e que constitui, ao que parece, o único na Região. Aqui viveu a família Malafaia que encomendou a construção do edifício a Nicolau Nasoni no inicio do século XVIII. Sabe-se que há registo do Alvará Régio em 1856 da mercê de Fidalgo Cavaleiro aos Irmãos Augusto e Jacinto Lopes Tavares de Malafaia, naturais de Santa Cruz da Trapa e filhos de Marcelino Malafaia Freire Teles de Almeida Mascaranhas que eram os proprietários do Solar em meados do Século XVIII. Não há registo do abandono do Solar. Atualmente, e face ao abandono a que foi votado, encontra-se em progressiva decadência e ruínas.

Quanto à população não se registaram, nos últimos 10 anos, alterações significativas. Segundo o censo de 1991, Santa Cruz da Trapa tem uma população presente de 1 472 indivíduos, de entre os quais 680 são homens, repartidos por 463 famílias em 668 alojamentos.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   40°46'15"N   8°8'33"W
  •  17 km
  •  35 km
  •  65 km
  •  127 km
  •  226 km
  •  239 km
  •  239 km
  •  253 km
  •  412 km
  •  414 km
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás