Ivoti

Brazil / Rio Grande do Sul / Ivoti /
 cidade, município

Ivoti é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 29º35'28" sul e a uma longitude 51º09'38" oeste, estando a uma altitude de 127 metros. Sua população estimada em 2004 era de 17 443 habitantes. Possui uma área de 65,177 km².
O atual município de Ivoti teve parte de suas terras ocupadas, iniciamente, no século XVIII, por meio da criação de gado, na região conhecida como Faxinal do Courita, que deu origem aos hoje municípios de Ivoti, Estância Velha, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.
No entanto, foi com a chegada dos imigrantes alemães ao Vale do Rio dos Sinos, em 1824, que os primeiros colonos, de fato, se fixaram nesta área, por volta de 1826 - embora algumas referências históricas indiquem o início da colonização entre 1824 e 1825.
Os imigrantes que se dirigiam para esta área eram oriundos da região do Hunsrück, na atual Alemanha, naquela época pertencente à Prússia. A família que primeiro se fixou no vale do arroio Feitoria foi a família de Johan Heinrich Barghan, que precisou enfrentar inúmeras dificuldades, representadas pela presença de matas e animais.
As primeiras denominações que esta região recebeu foram Berghanthal e Berghanschneis, que significam "vale" e " picada" dos Berghan. Pela Lei Provincial nº 635, de 4 de novembro de 1867, esta área passou a denominar-se Bom Jardim, constituindo o terceiro distrito de São Leopoldo.
A denominação de Bom Jardim, escolhida em virtude destas terras serem propícias ao cultivo de flores, foi alterada pela Lei nº 7.199, de 31 de maio de 1938, para Ivoti, que significa "Flor", na língua Tupi-Guarani. Advém daí o fato de Ivoti ser conhecida como "Cidade das Flores".
Dentre as primeiras linhas ou picadas que foram povoadas, destacam-se a Picada 48, a Picada Feijão (ou Bohnenthal) e a Nova Vila (ou Neudeutschland).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   29°35'7"S   51°9'39"W

Comentários

  • A cidade das flores. Seu nome vem idioma indígena Tupy-Guarany e significa flor (Petunia). A principal atividade econômica é a indústria coureiro-calçadista, assim como a prestação de serviços. Destaca-se ainda, na agricultura, pelo cultivo de plantas ornamentais, uvas e kiwi; produzidos principalmente pela Colônia Japonesa. Na educação, destaca-se pelas redes de ensino público estadual e municipal, pela formação de professores no Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI (mais conhnecido como Escola Evangélica), assim como na qualificação profissonal. O município mantém um amplo programa de inclusão social de jovens (PEIS). Através de parcerias públicas e privadas, desde 1998, o Instituto de Educação Ivoti executa o Projeto Cultivando as Flores da Adolescência - Ivoti (PCFAI).
  •  100 km
  •  104 km
  •  148 km
  •  156 km
  •  192 km
  •  200 km
  •  213 km
  •  225 km
  •  228 km
  •  256 km
Este artigo foi modificado pela última vez 3 anos atrás