Pico Cabuji (Angicos)

Brazil / Rio Grande do Norte / Monte Alegre / Angicos

Passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do Estado, o Pico Cabuji (em tupi-guarani, peito de moça), com 590 m de altitude, também conhecido por Serra Cabuji, é um neck vulcânico localizado no limite entre os municípios potiguares de Lajes e Angicos. Sua imagem, bastante difundida no Estado do Rio Grande do Norte, é praticamente um de seus símbolo informais.
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espalhados pelo Estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é a mais recente das rochas ígneas brasileiras (± 19 milhões de anos). A presença de pequenos nódulos de rochas ultrabásicas indicam que essas rochas tenham origem em grande profundidade (cerca de 60 km).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   5°42'18"S   36°19'19"W

Comentários

  • A subida leva em torno de 1 hora e 30 minutos, de preferência leve escoteiros da região, é uma paisagem linda. Planeje sua subida ao nascer do sol e descer antes das 10 (fica muito quente!), A Noite (caso vc tenha coragem de dormir lá) dá pra ver Natal num cantinho iluminado. Na parte do topo tem uma área de no máximo 10 metros quadrados, é uma viagem tranquila e segura. O pico é totalmente formado por grandes pedras magmas que voce só vê quando esta lá. Os ônibus na BR ficam minusculos vendo do pico. Não há nescesidade de rapeu, sendo o trajeto feito em caminhada. Boa viagem!
  • FIZ ESTA SUBIDA, É MARAVILHOSO, O PESSOAL QUE ESTAVA DE GUIA SÃO BEM PREPARADOS, VALE A PENA VISITAR LA DE CIMA A VISTA É LINDA, FOI DEUS QUE FEZ TUDOD ISTO.
  • Vale lembrar que já morreu uma pessoa durante a subida do Pico do Cabugi. Existem muitas pedras soltas e com a grande inclinação, essas se tornam muito perigosas. Foi o que aconteceu. Portanto seguir apenas nas trilhas e não sair nunca delas para não provocar o desmoronamento das pedras que podem atingir quem vem abaixo.
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás