Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) (Núcleo Bandeirante)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Núcleo Bandeirante / Setor JK, Lote D

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do já extinto Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), o primeiro construído no novo Distrito Federal. Está situado às margens da BR-040, próximo a cidade do Núcleo Bandeirante (antiga Cidade Livre).

O hospital e os alojamentos dos funcionários foram construídos em madeira. O tempo de construção foi de apenas dois meses e a inauguração se deu em 1957.

Após a inauguração do Hospital Distrital (atual Hospital de Base) o HJKO entrou em declínio, sendo desativado em 1974.

No entanto, alguns funcionários permaneceram morando no local, que atraiu outras pessoas. Por fim, os moradores foram encaminhados para cidades próximas, e o lugar foi finalmente tombado, sendo hoje, ao lado do Catetinho, a maior representação da arquitetura da época da construção da nova capital do país, Brasília.

O Museu conta com salão para eventos, salas para cursos, loja de artesanato e souvenir, lanchonete, restaurante, campo de futebol e parque infantil. Periodicamente são promovidos shows, feiras, festivais, mostra de carros antigos e outras atividades.
Dispõe de auditório aparelhado para a projeção, de biblioteca especializada e de centro de inclusão digital, o Museu fomenta e apoia a democratização do acesso aos bens culturais e à difusão do conhecimento.

Hoje, boa parte de suas instalações foram reformadas: nas antigas casas dos funcionários, funcionam oficinas artísticas. No antigo hospital, estão uma biblioteca, a exposição permanente "Poeira, Lona e Concreto", e uma maquete atualizada de Brasília.

O museu pode ser visitado gratuitamente de terça a domingo.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°51'38"S   47°57'32"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás