Horto d'El Rey (Olinda)

Brazil / Pernambuco / Olinda
 parque ou reserva natural  Adicionar categoria
 Carregar uma foto

Horto d’El Rey é a denominação de uma área verde situada no Centro Histórico de Olinda, Pernambuco, onde no século XIX funcionou um horto de aclimatação, produção e distribuição de mudas. A análise realizada neste trabalho identificou aspectos históricos e ambientais determinantes ou restritivos de usos da área, na perspectiva de criação de um parque urbano. O Horto d’El Rey passou por fases distintas, iniciando-se por período dedicado ao estudo da flora nativa e exótica, assumindo, em seguida, importante papel de entreposto de mudas para, por fim, servir ao cultivo e estudo de plantas medicinais, já na fase de decadência com a qual se encerrou seu funcionamento em 1842. Sob domínio privado, foi manejado como um extenso quintal. A vegetação arbórea, com baixa diversidade, é dominada por Spondias mombin, Mangifera indica e Elaeis guinnensis, e apresenta importância na amenização climática, abrigo e alimentação da fauna e proteção ao relevo. O grande porte das árvores, a extensa cobertura de copas e o relevo local são atributos paisagísticos importantes. Aponta-se a necessidade de estabelecer o uso público da área como parque urbano, adotando-se limitações de acesso, incentivo às práticas de lazer contemplativo e às atividades educativas e de informações históricas e culturais.
Localiza-se em Olinda, Pernambuco, no seu sítio histórico, abrangendo cerca de 14 ha que se estendem da encosta da Sé até o vale do Bonsucesso, limitando-se com o turístico Alto da Sé e os bairros do Carmo, Amaro Branco, Amparo e Bonsucesso, reunindo lotes de diferentes proprietários.
O Horto d’El Rey, em Olinda, Pernambuco, também conhecido como o “antigo Jardim Botânico de Olinda”, foi oficialmente estabelecido em 1811, com o título de Real Viveiro de Plantas de Olinda, sob a inspiração do grande naturalista Manuel Arruda da Câmara e atendendo uma determinação real. Após algumas décadas de funcionamento, tornou-se uma propriedade particular, constituindo-se hoje em uma área verde urbana importante e demandando urgentes medidas para a sua conservação.
Em 2008, foi apresentada uma proposta de implementação e gestão da qual fez parte uma análise da cobertura vegetal, com foco na caracterização florística e ecológica e nas suas potencialidades e restrições para uso público.

FONTE: HORTO D’EL REY DE OLINDA, PERNAMBUCO: HISTÓRIA, ESTADO ATUAL E POTENCIALIDADES DA COBERTURA VEGETAL DE UMA ÁREA VERDE URBANA (QUASE) ESQUECIDA
Isabelle Maria Jacqueline Meunier (Engenheira florestal M.Sc., professora adjunta do Departamento de Ciência Florestal, UFRPE,
Av. D. Manuel de Medeiros, s/n Dois Irmãos, Recife, PE), Horivani Conceição Gomes da Silva (Engenheira florestal graduada pela UFRPE)
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   8°0'41"S   34°51'0"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás