Distrito da Guia

Brazil / Mato Grosso / Cuiaba /
 cidade, povoado/aldeia, distrito
 Carregar uma foto

O Distrito da Guia surgiu há quase trezentos anos quando garimpeiros foram escorraçados das minas cuiabanas. Provavelmente, os "quintos da coroa" os levaram a seguir rio acima até a barra do rio Coxipó-açú com o Cuiabá, onde encontraram ouro em 1730. Após a formação da currutela apareceu um soldado desertor chamado Iguatemy carregando a imagem de uma santa com a Estrela Guia. Ao morrer o soldado, a imagem foi encontrada enterrada na atual praça Ernesto Maria Bello. Alguém a resgatou e a levou para casa, mas, a imagem reapareceu enterrada no mesmo local, então, os moradores construíram a capela.
Os cuiabanos possuem três igrejas com a mesma padroeira, estando as demais no Coxipó da Ponte e Várzea Grande, e, todas possuem o mister de proteger o devoto nos caminhos desconhecidos.

O distrito possui 3 mil moradores e 14 comunidades rurais, com mais 6 mil. Tendo sido um dos cenários do primeiro filme matogrossense, realizado por Amauri Tangará, a "Oitava Cor do Arco-Íris", tido como o filme brasileiro menos visto de 2004.

Ponte de ferro forjada pela Dalzell Steel Works - siderúrgica localizada no distrito escocês de Motherwell, desde 1871 até o presente - e projetada pela David Rowell & Company Engineers - de Westminster, área central de Londres, estabelecida em 1855 e fechada em 1970 - para ser construída durante o governo de Arnaldo Estevão de Figueiredo, entre 1947-1951.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°20'41"S   56°14'21"W

Comentários

  • quero mapear a serra da laranjera
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás