Basílica da Estrela (Lisboa)

Portugal / Lisboa e Vale do Tejo / Lisbon / Lisboa / Largo da Estrela
 basílica, cultural heritage / national heritage (en), igreja católica

Na segunda metade do século XVIII, D. Maria I, filha de D. José I, fez voto de que construiria uma igreja quando tivesse um filho, para herdar o trono. O seu agradecimento resulta na construção da Igreja de Santa Engrácia, que pela qualidade de construção, duraram muito os continuados trabalhos. Esta, em Lisboa, iniciou-se em 1779. O filho José morreu de varíola dois anos antes do fim da construção, em 1790.

A enorme igreja, com uma cúpula, numa colina na zona oeste da cidade, é uma das suas grandes referências. Posteriormente foi acabada e, pela sua dimensão e importância, a Igreja Católica conferiu-lhe o título de Basílica, passando a chamar-se Basílica da Estrela.Foi construída por arquitectos da Escola de Mafra no estilo barroco final e neoclássico. A fachada é ladeada por duas torres gémeas e decorada com estátuas de santos e figuras alegóricas.

O partido republicano apoderou-se da Basílica para glorificar os seus heróis e alguns famosos populares. Hoje é ainda um edifício catvo para os fins republicanos.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   38°42'47"N   9°9'38"W
Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás