Parque Bosque dos Constituintes (Plano Piloto)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Plano Piloto
 parque, invisível, bosque
 Carregar uma foto

Localizado na Zona Cívico-Administrativa de Brasília, Distrito Federal.

Situado em um dos cenários mais conhecidos da capital federal, o Parque Bosque dos Constituintes é um local de grande significado histórico para todo o Brasil.

Trata-se de uma área de 70.814 m², ao lado da Praça dos Três Poderes, que abriga cerca de 600 árvores – muitas delas originalmente plantadas pelos parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Também vivem no Bosque pelo menos 55 espécies de aves, além de diversos outros animais, como répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.


As origens
Plantado em 4 de outubro de 1988, véspera da promulgação da Constituição Cidadã, o Bosque nasceu como uma homenagem aos membros da Assembleia Nacional Constituinte. Esses parlamentares foram pioneiros ao incluir, na Constituição Federal, um artigo inteiramente dedicado à proteção do meio ambiente - o 225.Placa

Passados 20 anos sem nenhum cuidado especial, por iniciativa da Câmara dos Deputados o bosque tornou-se Parque Bosque dos Constituintes com a publicação do Decreto Distrital nº 29.641, de 24 de outubro de 2008. Em 4 de novembro do mesmo ano, foi formalmente adotado pela Câmara dentro do programa “Abrace um Parque”, do Instituto Brasília Ambiental do Governo do Distrito Federal.


Um futuro promissor
Desde que assumiu a gestão do Parque Bosque dos Constituintes, a Câmara dos Deputados iniciou um intenso programa de revitalização do local, com o apoio de diversos parceiros: o Governo do Distrito Federal – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) – além da Rede de Sementes do Cerrado, da Escola de Paisagismo de Brasília, da Agência Reguladora de Águas, Esgoto e Saneamento Básico do DF (Adasa) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As ações têm sido conduzidas com três focos: sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade. Diversas melhorias estão previstas, como a instalação de jardins temáticos, centro de visitantes, ciclovia, parque de esculturas e calçada projetada por Athos Bulcão – além da reconstituição, em seu entorno, da vegetação original de cerrado. Busca-se também a integração do espaço com outros pontos de interesse próximos, como o Panteão da Pátria, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional.

A meta é alçar o Bosque à condição de Monumento Vivo e Histórico de Brasília.

Fonte e imagens:
www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/bosque-dos-c...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°48'7"S   47°51'22"W
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás