Estação Roma-Areeiro (Lisboa)

Portugal / Lisboa e Vale do Tejo / Lisbon / Lisboa
 estação de trem  Adicionar categoria

Inaugurada em Setembro de 2003, situada numa zona residencial e comercial, marca a extensão do serviço da Fertagus para a zona oriental de Lisboa.
Infra-estrutura explorada pela REFER, dispõe de um conjunto de lojas num moderno átrio com abertura para o nível do solo, de uma recente ligação por túnel ao metro do Areeiro e outra por passadiço à Av. de Roma.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   38°44'44"N   9°8'9"W

Comentários

  • Nova designação: ESTAÇÃO ROMA/AREEIRO Estação de comboio servindo as linhas Queluz/Alverca (CP) e Areeiro/Corroios (Fertagus), passando sobre o Rio Tejo pela Ponte 25 de Abril
  • A estação tem uma péssima ligação às estações de metro. Na verdade ela é inexistente. Os túneis do Metro (de ambas estações) e da estação de caminhos de ferro distam entre si cerca de 300 metros, mas é uma distância que se percorre à superfície, implicando assim subir e descer escadas. É uma obra muito criticada pelos moradores e pelos autores do contíguo Bairro das Estacas. Tem um forte impacto visual, interrompendo a leitura da rua ao nível do solo, e ruidoso, circulando centenas de comboios nem durante a noite é interrompida a circulação. Por aqui passam ruidosos, longos e pesados comboios de mercadorias às 22h45 e às 04h00, todos os dias. Enterrá-la teria sido parte da solução, como de resto é prática comum em outros países europeus.(ex: Roterdão)
  • Não é preciso ir ao estrangeiro: em Espinho também enterraram a linha, tendo apenas a estação com bilheteiras e as gares no subsolo.
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás