Ponta do Padrão

Angola / Zaire / Soyo /
 Carregar uma foto

O Professor ERIC AXELSON, catedrático jubilado da Universiadde de Cape Town (cidade do Cabo – Africa do Sul ), considerado como a maior utoridade na história do estabelecimento dos portugueses na África austral nos séc. XV a XVII, escreve sobre as viagens de Diogo Cão:

“ Diogo Cão que se tinha distinguido na captura de três caravelas espanholas na Costa do Ouro, em 1480, foi nomeado para capitanear uma expedição que partiu de Portugal em 1482.

A frota fez escala em São Jorge da Mina e navegou depois para além do Cabo de Santa Catarina.

Na margem sul da foz do Rio Congo, quase ao nível do mar, Diogo Cão levantou um padrão- um pilar de pedra composto por uma coluna circular, sobreposto por um bloco rectangular, que por sua vez tinha sobreposta uma Cruz.

O Brasão do Rei D. João II e uma inscrição, proclamavam a soberania portuguesa sobre aquelas águas, direito reconhecido pelo Papa, enquanto a cruz anunciava a chegada da fé cristã.

Ao ouvir falar dum rei todo poderoso no interior do continente, Diogo Cão mandou emissários a fim de entrar em contacto com ele.

Continuou a navegar para Sul e, no Cabo do Lobo, mais tarde Cabo de Santa Maria, na latitude 13º 26’ S, ergueu em 28 de Agosto de 1483 um segundo padrão, dedicado a Santo Agostinho.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   6°5'9"S   12°19'31"E
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás