Nascente do Rio Lumege ( Lumeji )

Angola / Moxico / Luena /
 Carregar uma foto

Afluente do Rio Cassai ( Kasai )

Rio "Lumeji"

Relevo, hidrografia e clima

Moxico é um “hinter-land” que se enquadra no vasto planalto africano, de relevo homogéneo, na sua generalidade. A província situa-se numa zona com altitudes que oscilam entre 1.200 e 1.400 m (excepto no maciço de Alto Zambeze onde chega aos 1.800 m, sendo a zona mais elevada). É uma região drenada por três bacias hidrográficas, a do Zambeze, no centro Leste, a de Kubango no Sul e a do Zaire no Norte.

Importantes cursos de água atravessam a província em toda a sua extensão, Zambeze, Luena, Lumeji, Lungue-Bungo, Cassai, Chicalueji, Lúio, Luanguinga e Kuando, só para citar estes rios.

As bacias hidrográficas constituem um manancial impar de recursos hídricos. Existem na província anharas, vulgarmente designadas por chanas do Leste, inundadas anualmente na estação chuvosa.

O clima é tropical de altitude, com uma temperatura media anual de 21ºC (uma máxima de 25ºc e uma mínima de 2,7ºc) e 1.145 mm de precipitação anual, distribuída essencialmente de Dezembro a Março.

Fauna e Flora

A fauna e flora da região são ricas e variadas. A fauna é abundante, sobretudo, na parte Leste e Sudeste, onde o Parque Nacional da Cameia, com uma área de 1.000.000 hectares, tem uma reserva de animais.

Aí, encontramos elefante, palanca, leão, leopardo, chacal, onça, antílope, hipopótamo, macaco, etc. Na parte sul, existe uma reserva de animais, na comuna do Mussuma, município dos Bundas, que futuramente será elevada à Parque Nacional, segundo estudos do Instituto de Desenvolvimento Florestal.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   11°52'49"S   19°33'14"E

Comentários

  • Turismo A Província do Moxico apesar de ter uma vasta extensão territorial, a sua cadeia hoteleira é exígua, mais em contrapartida ganha nos aspectos de atracção turística, a começar pela existência de vários rios, os mais caudalosos são: Zambeze, Cassai, Lungue-Bungo e Lumeji. Alguns desses rios têm no seu percurso quedas e rápidos de água cativantes, como as do rio Luena (Chafinda), Lumeji (Tchindela-Léua), do Lucula e do Luanguinga, nos Bundas e do Luizavo (no Alto-Zambeze). Belezas e encantos naturais que a mãe natureza ofereceu nesta região do país. A 102 quilómetros a Leste do Luena encontramos a atracção turística e reserva de caça, o Parque Nacional da Cameia, assim como o Lago Dilolo, no Município do Luacano. O Parque localiza-se no Município da Cameia, tem 14.450 quilómetros quadrados. Nele abundam várias espécies de antílopes. O Lago Dilolo ( é um dos maior de Angola), na Comuna com o mesmo nome, a 248 Kms também a Leste da cidade do Luena, fazendo ondas largas como um pequeno mar e nele abundam várias espécies de peixes, com destaque para o famoso “kavili”, peixe gorduroso que provoca sono depois de o comer. Na Comuna do Liangongo, (mais de 80 quilómetros a Leste do Luena), Município do Léua encontramos o misterioso Lago Calundo, onde a maravilha da mãe natureza proporciona momentos de lazer. Na imensidão das chanas (1) e nas Anharas (2) sem fim, correm em plena liberdade várias espécies de animais, onde a morte de uns é a sobrevivência de outros.
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás