Complexo Trapiche Santo Ângelo (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís / Rua do Deserto, 540
 edifício de uso misto, prédio histórico
 Carregar uma foto

O Trapiche Santo Ângelo é um conjunto edificado com quase 20.000 m² que concentra parte da memória do passado fabril da cidade. O complexo é composto por cinco galpões e duas chaminés, além de áreas livres. Das cinco edificações, uma delas se destaca por ter sido a primeira prensa de algodão, na época do Brasil Colônia, a funcionar de maneira industrial (atual galpão 1); e outra por ter sido um imponente trapiche com características da arquitetura tradicional luso-brasileira associada a um galpão de atividades industriais (atual galpão 3).

O complexo pertence à Prefeitura de São Luís desde 2007. Em tempos recentes, sediou a Oficina Escola de São Luís, centro de trabalho e formação em técnicas de restauro que oferecia cursos técnicos de alvenaria, azulejaria, carpintaria e marcenaria para jovens de 18 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social. No local, também funcionava a Galeria Trapiche, movida para um casarão na Praça Pedro II.

Em 2023, foram iniciadas obras de restauração e requalificação do complexo, executadas pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), com recursos do BNDES e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, orçados em R$ 44,3 milhões. Após as obras, o local passará a ser sede do Centro de Inovação e Criatividade (CECHICS), um hub público destinado à economia criativa, e também tornar-se-á sede de órgãos públicos do município: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN); Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE); Secretaria Municipal de Administração (SEMAD); Central Permanente de Licitação (CPL); Procuradoria-Geral do Município e Controladoria-Geral do Município.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°31'55"S   44°18'22"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 meses atrás