Monumento "O Passageiro" (Londrina)

Brazil / Parana / Londrina

Foi inaugurada no dia 10/12/87, em comemoração ao 55º aniversário da Viação Garcia, localizando-se em frente ao Terminal Rodoviário de Londrina.

A Escultura tem 15 metros de altura. Possui colunas de concreto que apoiam uma esfera de 05 metros de diâmetro, que esta cortada em três secções e apoiam as duas figuras humanas e a semente que são feitas em aço inoxidável. A esfera possui 01 metro de diâmetro e foi confeccionada em latão dourado.

Segundo o artista plástico Henrique Aragão, criador do monumento, as duas figuras humanas, simbolizam os viajantes que procuram uma integridade interior e a unidade entre Eros (desejo) e Tanatus (morte). Assim o artista procurou retratar o que ele chama de Homem Completo. Uma das figuras busca o interior, pois esta voltada para dentro. E a outra busca uma interação com o infinito e com o cósmico, pois tem toda a sua abertura para fora. A semente que fica no centro do monumento significa segundo o artista, "tudo o que se cria, tudo o que nasce e tudo o que se transforma".

Fonte: Prefeitura de Londrina
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°18'41"S   51°8'57"W

Comentários

  • Foi inaugurada no dia 10/12/87, em comemoração ao 55º aniversário da Viação Garcia, localizando-se em frente ao Terminal Rodoviário de Londrina. A Escultura tem 15 metros de altura. Possui colunas de concreto que apoiam uma esfera de 05 metros de diâmetro, que esta cortada em três secções e apoiam as duas figuras humanas e a semente que são feitas em aço inoxidável. A esfera possui 01 metro de diâmetro e foi confeccionada em latão dourado. Segundo o artista plástico Henrique Aragão, criador do monumento, as duas figuras humanas, simbolizam os viajantes que procuram uma integridade interior e a unidade entre Eros (desejo) e Tanatus (morte). Assim o artista procurou retratar o que ele chama de Homem Completo. Uma das figuras busca o interior, pois esta voltada para dentro. E a outra busca uma interação com o infinito e com o cósmico, pois tem toda a sua abertura para fora. A semente que fica no centro do monumento significa segundo o artista, "tudo o que se cria, tudo o que nasce e tudo o que se transforma". Fonte Prefeitura de Londrina
  • Não coloque o nome do autor nas marcações. Veja que tds as marcações - q foram feitas por diferentes pessoas - não têm o autor indicado... Seguimos a mesma regra da Wikipédia (lá tb não há identificação de autores). A descrição serve para dar informações sobre o local e não sobre as pessoas q o editaram. Caso queira mais informações, favor responder essa mensagem abaixo ou - depreferência - se registrar para q possa me enviar uma mensagem particular e assim psosamos conversar melhor. Obrigado pela compreensão, eamaral * com relação a fonte, é preferível postar um site, indicado por "Página oficial:" ou "Mais informações:", de acordo com o caso. Uma fonte de fora da web é melhor indicada por um comentário. ** Com relação às suas edições de hj, te sugeriria fazer um texto próprio, resumido, para cada marcação, e fornecer ao final, um link para o texto completo. Deixa o WikiMapia mais enxuto, uma vez q o espaço mostrado da descrição é limitado.
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás