Feitosa (Maceió)

Brazil / Alagoas / Maceiy / Maceió
 Carregar uma foto

Área: 2.605 Km2
População: 25.386 hab. Fonte: IBGE censo 2000
Quantidade de logradouros: 146
Região Administrativa: 5
Crédito das fotos: José Ademir

Pesquisa e Texto: Jair Barbosa Pimentel e José Ademir M. dos Anjos

De ponto de venda de carvão a bairro que cresce



Tudo começou em 1894, com a chegada do casal José Feitosa e Maria Feitosa da Conceição, que saiu e Bom Conselho (PE), para tentar a sorte em Maceió. Era tudo mata fechada. Construíram uma casa de taipa coberta de palha, e começaram a trabalhar, retirando madeira, fazendo carvão, vendendo e cultivando a terra com pequenas lavouras. Assim nasceu o Feitosa, bairro espremido entre o rico Farol e o pobre Jacintinho. Hoje, com dezenas de ruas, conjuntos habitacionais, comércio intenso e até uma emissora de rádio a comunitária Bella Vista FM 89,7. Dona Maria Feitosa sobreviveu até os 110 anos, sempre morando na mesma casa, na rua Acre. Trabalhou muito para criar seus filhos. Vendia lenha, palha, vassoura e era uma dedicada dona de casa. Sua neta Luzinete Silva Santos lembra saudosista da velha fundadora do bairro, com quem conviveu até sua morte.

Com ela, subia e descia ladeira que dava acesso ao Farol, para pegar o bonde e ir até o Centro da cidade. Tudo era esburacado, mata fechada e riachos de águas limpas. O segundo morador do Feitosa foi Manoel Tavares Duarte, oriundo de Quebrangulo. Tinha um sítio, com criação de cavalos, bois e vendendo lenha. Sua neta Luzinete de Oliveira Tavares ainda mora no bairro e lembra que, com a chegada da água em 1968, o progresso foi chegando aos poucos. E, com ele, o desmatamento.

Os limites do Bairro

Através da lei municipal 4.952/2000, publicado no Diário Oficial do Município em 07 de janeiro de 2000 o bairro foi definido os seguintes limites: ao norte com Barro Duro, ao sul com Jacintinho e Farol, ao leste com São Jorge e a oeste com Pitanguinha e Gruta de Lourdes

Ponto Inicial
Ponte sobre o Riacho Reginaldo, na Avenida Governador Afrânio Lages

Descrição do perímetro: (texto original da lei)
Do ponto inicial segue a montante do Riacho Reginaldo até o talvegue que antecede a Avenida Rotary, situado à leste, paralelamente a esta avenida. Segue por este talvegue até atingir o prolongamento da Rua São Francisco de Assis. Daí, segue por esta até a Avenida Jucá Sampaio. Segue por esta Avenida até a Rua Santo António. Segue pela Rua Santo António e pelo seu prolongamento até encontrar o talvegue do Riacho Águas de Ferro. Segue para sudeste por este talvegue até o encontro com o pequeno talvegue que situa-se na altura da Rua C, do Conjunto Iguaçu. Segue então por este talvegue até atingir o topo das encostas. Segue pelo topo das encostas que contornam os conjuntos Iguaçu e Girassol e depois segue pelo topo das encostas, na linha de mudança de nível da localidade denominada Bela Vista, contornando-a e seguindo pelo topo das encostas paralelas a rua António R. Pontes Lima até o encontro com a Avenida Jucá Sampaio, passando pela lateral direita do imóvel de n° 220 daquela avenida. Segue pela Avenida Jucá Sampaio até o encontro com a Rua Brisa do Mar. Desta, continua pela Rua Projetada B, do Loteamento Santa Madalena. Segue pela Rua Santa Isabel e em seguida, pelo seu prolongamento até o encontro com o primeiro talvegue que toma a direção oeste. Continua pelo primeiro talvegue situado no sentido oeste. Segue até encontrar o Riacho Pau D`Arco, continuando a jusante deste, até o encontro com a Av. Gov. Afrânio Lages. Daí, continua pela Avenida Governador Afrânio Lages até atingir o ponto inicial na ponte sobre o Riacho Reginaldo.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   9°38'6"S   35°43'18"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás