Jacaré (Cabreúva) | distrito

Brazil / Sao Paulo / Cabreuva / Cabreúva
 distrito, invisível
 Carregar uma foto

Distrito no município de Cabreúva, na região metropolitana de Jundiaí. Sua formação apresenta duas fases distintas: na primeira, no final do século XIX, vê surgir uma escola (construída no terreno doado pelo Capitão Vitório Togni) e uma capela, bem como um armazém de secos e molhados. Nessa época o bairro ainda pertencia ao município de Itu. Depois, a inauguração da Rodovia Marechal Rondon (atual Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto) em 21 de abril de 1951, permitiu a chegada de um grande número de pessoas à região.

Duas histórias são contadas para explicar a origem do nome do distrito do Jacaré: numa delas, diz-se que havia um tronco de árvore chamada jacaré que servia de ponte para atravessar o Rio Piraí. Ao lado da ponte, surgiu uma capela e um barracão para abrigar tropeiros e fiéis. Uma outra versão diz que os tropeiros que iam para o Porto de Santos gostavam de passar por uma lagoa na Fazenda Pindorama, e o proprietário teria soltado pequenos jacarés para assustar os invasores.

Distrito criado pela Lei n° 4.954 de 27/12/1985, com sede no bairro de Jacaré e com território desmembrado dos distritos de Bonfim do Bom Jesus e Cabreúva. O distrito tentou a emancipação político-administrativa e ser elevado à município, através de processo que deu entrada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no ano de 1990, mas o processo encontra-se com a tramitação suspensa.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°15'42"S   47°1'37"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 meses atrás