Parque Rizzo (Embu das Artes)

Brazil / Sao Paulo / Embu / Embu das Artes / Rua Alberto Giosa, 300

O Parque do Lago Francisco Rizzo (Parque do Lago, ou Parque Rizzo) recebe cerca de 5 mil visitantes por semana, possui brinquedoteca, biblioteca, sucatoteca, pista de cooper, pavilhão cultural e viveiro de plantas.

Localizado numa área pública de 240.000 m², o Parque do Lago, como também é conhecido, tem como proposta a preservação do meio ambiente e está inserido no contexto do projeto Guarapiranga. Grande parte do parque é constituída por um lago de água doce, de 63.000 m2, com peixes como tilápias, introduzidas no local e que se reproduzem na água limpa, não poluída. Possui uma área gramada e centenas de árvores foram plantadas, como cerejeiras, ingás, ipês, fícus, jacarandás, manacás, entre outras.

No parque há, ainda, um viveiro onde estão plantadas mudas de plantas que servem para a recuperação da área verde, sendo também doadas à população em troca de lixo reciclável (vidro, papel, latas de alumínio, plástico), dentro do programa de Coleta Seletiva.

Uma pista para caminhadas ou corridas, que margeia parte da extensão do lago, recebe centenas de praticantes de exercícios físicos. Nos finais de semana de tempo bom, o parque chega a receber 4.000 visitantes. Só a brinquedoteca recebe em média, no domingo, 200 crianças.

Localização
Rua Alberto Giosa, nº 300.
Telefone: 4781-4953
Acesso: altura do número 2530 da Av. Elias Yazbek, próximo ao retorno do Embu, na Rod. Régis Bittencourt km 282. Há previsão de um acesso principal pela Av. Vereador Jorge de Souza.
Área: 217.004 m².

Infraestrutura
Estacionamento à porta, banheiros, lanchonete e telefones públicos.

Particularidade
Implantado em local bastante degradado pela atividade de extrativismo de areia.

Atrativos
Várzea do Rio Embu-Mirim, lago com 63.000 m².
Atividades: recreação e lazer para a população local e turistas e educação ambiental.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°39'42"S   46°51'27"W

Comentários

  • Trabalho na escola estadual, e gostaria de desenvolver um projeto de reciclagem na escola e um passei supervisionado e com proposta de sustentabilidade, para este parque. Desde já obrigado
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás