Atafona (São João da Barra)

Brazil / Rio de Janeiro / Sao Joao da Barra / São João da Barra

Praia de Atafona, distrito do município de São João da Barra, estado do Rio de Janeiro. Localizada bem na foz dor rio Paraíba do Sul, tem sofrido com a seca do rio e a erosão causada pelo avanço do mar.
Atafona é um distrito do município de São João da Barra, que faz parte da Região Norte Fluminense, quase fronteira com o Estado do Espírito Santo.

Trata-se de um aldeia e porto de pescadores que, nas últimas décadas, tornou-se um balneário para veranistas, provenientes sobretudo da vizinha cidade de Campos dos Goytacazes.

Atafona representa ainda o ponto em que o rio Paraíba do Sul, que passa pelos três Estados mais populosos e industriais do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) encontra o Oceano Atlântico.

Desde os anos 70, as águas do mar vêm invadindo trechos de praia mais próximos à foz do rio, engolindo casas e ruas. A praia do Pontal apresenta-se hoje como uma porção residual do que já foi uma extensa faixa de terra que se avizinhava da região da foz. De acordo com a hipótese levantada pelo professor Mauro Sérgio Argento, do Departamento de Geociências, da UFRJ, a destruição do Pontal ocorre “por efeito dos movimentos da massa sub-aquáticos, com desmoronamento regressivo abaixo da superfície” provocado pela dinâmica das correntes marinhas e incidência de ventos, formando locais de grande turbulência na embocadura, resultando em forte ação erosiva. No seu trabalho “A retrogradação do Paraíba do Sul e o impacto ambiental em Atafona”, publicado nos Anais do II Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, pelo Clube de Engenharia em 87, ele espera que esse processo entre em fase de acomodação, voltando o rio à sua normalidade, num movimento cíclico.

Com vida pacata durante a maior parte do ano, Atafona vê sua população crescer muito durante os meses de verão, quando diversos empreendimentos voltados ao entretenimento entram em operação e shows são promovidos na área conhecida como Balneário.

Atafona apresenta uma rede de pousadas e restaurantes, estes últimos especializados em frutos do mar. As principais área de lazer da localidade estão junto à restinga da praia, já na saída para a praia de Chapéu do Sol, e em frente ao rio Paraíba do Sul, que forma ilhas naturais ainda pouco desenvolvidas.


www.uff.br/atafona/fotos.html
br.geocities.com/zuritageo/atafona.htm
www.pbase.com/flavioveloso/atafona
robertomoraes.multiply.com/photos/album/18
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   21°38'12"S   41°1'23"W

Comentários

  • ja ouvi muito sobre este lugar,depois de ler tudo isso fiquei ainda mais ancioso,estamos indo pra lá no proximo verão...
  • desde criança acompanho essa realidade de atafona . muito triste. pessoas amigas que perderam tudo .
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás