Ponte Juscelino Kubitschek - 3ª Ponte (Plano Piloto)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Plano Piloto
 ponte rodoviária  Adicionar categoria

Veja imagens desta ponte no vídeo:

www.youtube.com/watch?v=ZuU76jyszWs
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou 3ª Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. O nome "3ª Ponte" se refere ao fato de esta ser a terceira ponte a ligar o Lago Sul ao Plano Piloto.

Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.

A ponte rapidamente virou mais um ícone de Brasília estampado em cartão postal, especialmente à noite, quando sua teatralidade fica ainda mais em destaque. Devido a qualidades estéticas e harmonia ambiental da Ponte JK, o arquiteto da obra, Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Por causa deste prêmio, a estrutura ficou localmente conhecida como a ponte mais bela do mundo. A ponte também foi a vencedora do Prêmio Abcem 2003 – Melhores Obras com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Durante sua construção, no governo de Joaquim Roriz, houve suposto desvio de dinheiro originalmente destinado à saúde pública do DF. Por isso, também é conhecida como "Ponte dos Remédios".
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°49'26"S   47°49'47"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás