Colégio Padre Moye (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / São Paulo
 Upload a photo

Em 1940, D. José Gaspar, Arcebispo de São Paulo, presidindo o Congresso Eucarístico de São José do Rio Preto (SP), visitou o asilo de velhos São Vicente de Paula, conhecendo nesta ocasião, a Congregação das Irmãs da Providência de Gap.

Em conversa com D. Lafayette Libânio, fez várias perguntas sobre a Congregação que acabara de conhecer. No dia seguinte, D. José voltou ao asilo e conversou longamente com a Irmã Superiora da casa; pediu-lhe que solicitasse às suas superioras, a possibilidade de um grupo de irmãs trabalharem numa das novas paróquias que ele havia criado na cidade de São Paulo.

As superioras, Madre Maria Rosa de Lima e Irmã Dolores vieram à São Paulo e tomaram as providências para a construção de uma escola para as crianças do Bairro do Limão. Nesta visita, as irmãs foram até um loteamento próximo à igreja Santo Antônio e escolheram um terreno em local elevado. O preço pedido estava bom e além disso, os proprietários da área ofereceram-lhes como presente um lote a mais.

Os trabalhos da obra só foram iniciados a partir do segundo semestre de 1941. Na mesma época, chegaram em São Paulo as Irmãs Germana e Auxiliadora que vieram trabalhar na paróquia. Elas alugaram uma casa na rua São João Serrano, onde iniciaram as matrículas das crianças, enquanto acompanhavam a construção da nova escola.

A superiora Irmã Agostinho veio para assumir os trabalhos em 03 de Fevereiro de 1942, e as Irmãs Clara e Emerenciana, no dia seguinte. O quadro de professoras estava completo, só faltando irmã Laura, que iniciaria as aulas no Jardim da Infância, no mês de Maio de 1942.

Em Março de 1942, os alunos uniformizados chegaram às 8:30 hs para as aulas. Acompanhados pelas mães, receberam a benção do Pe. Vitorino. Ele mesmo celebrou a primeira missa no colégio em 04 de maio do mesmo ano, data oficial da fundação do CPMOYE e também data do aniversário da morte do beato João Martinho Moye, patrono da Instituição.

A primeira visita do Inspetor Escolar ocorreu em junho, sendo que em 14 de Junho de 1942, a “Escola Padre Moye” foi registrada no Departamento de Educação do Estado de São Paulo.

Gradativamente, ano após ano, os cursos foram atendendo às exigências das diferentes Reformas de Ensino.

Nos anos 60, o Padre Alexis Jean Maleplate - o padre “Aleixo” trouxe a sua contribuição para o desenvolvimento do Colégio.

Neste percurso de mais de sessenta anos de história, familias inteiras de várias gerações, receberam, no Colégio Padre Moye, não só ensinamentos acadêmicos, mas também acompanhamento pessoal e espiritual em diferentes momentos de suas vidas. Na comunidade do Bairro do Limão, a nossa escola oferece atualmente a melhor opção de uma educação diferenciada e de qualidade.

Foram muitos anos de luta, de dificuldades e de conquistas, mas uma certeza sempre animou as irmãs que dedicaram as suas vidas à missão de educar: “A PROVIDÊNCIA DO SENHOR nunca falha, se nos abandonarmos à Ela” conforme ensinou João Martinho Moye.
Nearby cities:
Coordinates:   23°30'5"S   46°40'22"W
This article was last modified 15 years ago