Lagoa Juparanã (Linhares)

Brazil / Espirito Santo / Linhares

A Lagoa Juparanã é o principal cartão postal da cidade de Linhares, no Espírito Santo. Com 90 km de perímetro, 38 km de comprimento por 3 a 5 de largura, possui 63.722.900 metros quadrados de espelho d'água e profundidade máxima de 30 m. Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias límpidas e serenas, áreas para camping, enseadas fantásticas, pôr-do-sol de beleza poética e propícia a variados esportes náuticos. A lagoa também entra nos municípios de Rio Bananal e Sooretama.

Segunda maior lagoa do Brasil em volume de água. O acesso é pelo km 137 da BR 101 norte, a 10 km do centro da cidade.

Ao norte da Lagoa Juparanã, encontra-se a Ilha do Imperador que tem um marco que celebra as duas visitas ilustres que recebeu: Imperador Dom Pedro II, em 1860 e o então Presidente Getúlio Vargas, em 1954. A ilha mantém sua vegetação natural e, de lá, tem-se uma vista magnífica da extensão da lagoa e também do ondeado das praias; seu acesso é por barcos, e o ponto de terra mais próximo é a Praia em Pontal do Ouro. A ilha do Imperador é patrimônio pertencente ao Governo do Estado e serve de limite fisico triangular entre os municîpios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal.

A lagoa Juparanã possui mais de quarenta praias em suas margens, estando a maioria dentro de propriedades privadas. Das praias de acesso público podemos citar: Praia das Três Pontas, Praia do Caju, Praia do Minotauro (horário restrito), Praia da Jesuína (em Rio Bananal, Espírito Santo) e Praia do Patrimônio da Lagoa (em Sooretama, Espírito Santo).

De estrutura turística nas praias públicas dispõe de restaurantes, bares, eventos culturais e barcos para passeio.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°15'46"S   40°9'29"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás