Boliqueime

Portugal / Algarve / Boliqueime /
 povoado/aldeia, freguesia
 Carregar uma foto

Boliqueime, atualmente sede de freguesia, tem 42 quilómetros quadrados de extensão, nos quais residem aproximadamente 6000 habitantes. Pela prefeitura foi esta freguesia unida ao Concelho de Albufeira. Pela Lei de 17 de Abril de 1838 anexada ao antigo Concelho de Loulé, tendo voltado a pertencer ao Concelho de Albufeira entre 10 de Julho de 1839 e 24 de Outubro de 1855, data em que Boliqueime passou, definitivamente, a integrar o novo Concelho de Loulé onde permanece até aos nossos dias.

Apesar de alguns entendidos na matéria afirmarem que “Boliqueime Velho” se situava a sul, junto da estrada que se dirige de Faro para Lagos, segundo o insigne autor da Monografia do concelho de Loulé e estudioso da história algarvia, Ataíde Oliveira, Boliqueime surgiu, inicialmente, num sítio ainda mais a sul, denominado de Olhos D’Água.

A sua origem liga-se aos genoveses, venezianos e sicilianos que nos séculos XIII, XIV e XV demandavam a costa algarvia para a pesca do atum e da baleia e iam aos Olhos D’Água carregar a indispensável água potável. Aliás em italiano Boliqueime significa Olhos D’Água.

Este nome, que agradou aos seus naturais, foi adotado pelos populares e ficou na povoação desde que Boliqueime se “deslocou” para onde atualmente está implantado.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   37°7'53"N   8°9'18"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás