Fazenda Souza (Caxias do Sul) | distrito

Brazil / Rio Grande do Sul / Sao Marcos / Caxias do Sul
 Carregar uma foto

Fazenda Souza já era conhecida antes da imigração italiana na região, sob o nome de Pouso Alto, pois ali existia uma pousada de propriedade de Inácio Souza Corrêa, soldado da Guarda de Santo Antônio da Patrulha que havia adquirido as terras e se dedicado à criação de mulas. Anos depois mudou-se para Uruguaiana, e vendeu a área em 1 de setembro de 1790 para Inácio Ribeiro, e no ato de venda ficou estabelecido o nome da localidade como Fazenda Souza.
Os primeiros italianos, oriundos de Feltre, se estabeleceram nestas terras por volta de 1880, e se dedicaram principalmente à exploração da madeira, abundante nas densas matas de araucária que cobriam a região. Em 15 anos a região já estava desmatada, e as famílias voltaram-se para a criação de gado para leite e corte.
Antigamente Fazenda Souza pertencia a São Francisco de Paula, e depois foi anexada por Caxias do Sul, tornando-se seu distrito, a 18 km da sede. Possui cerca de 2.320 habitantes e tem uma área total de 7.378 hectares, representando 5,90% da área rural do município.
Sua economia se baseia nos hortifrutigranjeiros, com destaque para as culturas de maçã, pêssego, caqui e ameixa, além da apicultura e piscicultura. Importante no distrito é o Instituto Leonardo Murialdo, conhecido como Seminário de Fazenda Souza, onde se encontram os restos mortais do Padre João Schiavo, que trabalhou intensamente na região, fundando o instituto e o Abrigo de Menores São José.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   29°7'26"S   51°0'36"W
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás