Estrelinha (Vitória)

Brazil / Espirito Santo / Vityria / Vitória
 Carregar uma foto

O bairro surge a partir de 1972, numa área próxima a Santo Antônio e São Pedro, iniciado a partir de aproximadamente 500 famílias.
No período de 1980 e 1990 merecem ser destacadas as ocupações ao longo da Rodovia Serafim Derenzi, originando os bairros Nova Palestina, Resistência, Redenção, aglomerado São Pedro, Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá e Nossa Senhora Aparecida, que completam a conturbação na parte insular do município, conferindo à mancha urbana um aspecto de anel em torno do Maciço Central.
Durante todo este período não havia nenhuma preocupação com a preservação do manguezal por parte da sociedade ou do poder público. De 1899 a 1992, inicia-se a segunda fase do projeto em Grande São Pedro, com a elaboração de projeto de Delimitação do Manguezal e Urbanização. Neste, prioritariamente, seria delimitada a área de manguezal adjacente aos bairros a serem urbanizados: Nova Palestina, Resistência, Inhanguetá e Estrelinha. Na terceira etapa, período de 1993 1996, o projeto é ampliado,c om um novo enfoque, trabalhando com integração de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
O bairro Estrelinha foi criado pela lei 2.230/72, ocupando parte da antiga área pertencente a Santo Antônio.

Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°17'36"S   40°20'49"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás