Escola Estadual João dos Santos

Brazil / Minas Gerais / Sao Joao del Rei / Avenida Eduardo Magalhães, 1
 escola/colégio (ensino fundamental/médio)  Adicionar categoria

Histórico
Em outubro de 1907, o então governador de Minas Gerais, Dr. João Pinheiro assinava o decreto de nº 2106 autorizando a crianção de uma escola primária aqui em São João del-Rei. No dia 26 de julho de 1908, dia em que a Igreja Católica consagra a Santana, aquela que é considerada a mestra, educadora, eis que a escola é instalada.
Por ser a primeira escola da cidade, durante muitos anos, ficou conhecida apenas como o Grupo Escolar de São João del-Rei. Anos mais tarde, quando se pensou em dar ao Grupo Escolar uma denominação, foi escolhido, após consulta popular, o nome de “João dos Santos”, em homenagem ao visconde de Ibituruna, Dr. João Batista dos Santos, médico formado no Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, político influente, autor de diversos trabalhos de grande valor científico e filho ilustre desta cidade.
A partir de 1973, de acordo com a Resolução 253/73 é autorizada a extensão de séries, possibilitando, dessa forma, que o aluno conclua todo o primeiro grau na Escola. A ampliação do atendimento e o aumento das escolas da rede privada na cidade trouxeram para o interior da Escola uma clientela menos favorecida, originária dos diversos bairros da cidade, e das camadas menos favorecidas; trouxe também o desafio de criar uma prática pedagógica adequada para uma população diversificada, do ponto de vista Sócio-cultural.
A partir de 2004, sentindo a iminente necessidade de oferecer o ensino de excelência que era garantido aos alunos no passado, a Escola Estadual “João dos Santos” é contemplada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com a oportunidade de ingressa no Projeto Escolas-Referências, ao qual passou a se integrar.
A arquitetura histórica, totalmente recuperada e preservada, estava então pronta para um passo mais ousado. Em 2005, através do Decreto nº 43936/04 foi implantado o ensino médio, permitindo que os alunos, que na década de 60 tinham apenas a educação primária, saíssem diretamente para os bancos das universidades. O resultado não poderia ter sido melhor. A cada ano, a procura pelo ensino médio é maior e a primeira turma formada em 2007, obteve o primeiro lugar da Superintendência de São João del-Rei no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e primeiro lugar no (Programa de Avaliação da Educação Básica), sem contar os inúmeros aprovados em concorridos vestibulares.
O reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Escola é visível através dos prêmios que os alunos têm recebido como, por exemplo, finalistas no concurso de poesia da “Olimpíada de Língua Portuguesa” e 1º lugar na modalidade poesia no concurso “8 maneiras de mudar o mundo” promovida pelo Banco Mercantil do Brasil.
Durante cem anos de existência da E.E. “João dos Santos” estiveram em sua direção, os seguintes professores: Antônio Gomes Horta, Lindolfo Gomes, Maria de Castro Campos da Cunha, Amélia Ferreira, Maria de Loudes Chagas, Margarida Dàngelo, Beatriz Leite de Andrade, Terezinha Maria Pinheiros, Alcina Zanetti Assunção, Mariângela Paiva, Antônio de Souza Campos, Nelson Antunes de Carvalho e Neyde Dinis Lima, que, eleita sucessivas vezes pela comunidade, vem desde o ano de 2000, conduzindo a escola através do século XXI para continuar a ser um dos centros de excelência educacional em Minas Gerais e para continuar formando as futuras gerações de líderes.

Total de alunos em 2009: 1236
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   21°8'12"S   44°15'39"W
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás