Hospital Santo Amaro (Guarujá)

Brazil / Sao Paulo / Guaruja / Guarujá / Rua Montenegro, 40
 hospital, first aid station / first aid room

Hospital Santo Amaro

Em 1954 ocorreu a vinda do vigário Domênico Rangoni para assumir a paróquia do Guarujá.

A convivência junto a população trouxe ao pároco a percepção da distinção de classes sociais. Dinâmico, carismático, observou a necessidade de atendimento da população na área de saúde. Observando a dificuldade de uma parturiente ao dar a luz, por vezes, ter que atravessar a balsa para atendimento em Santos, resolveu mobilizar a parte privilegiada da população no sentido de angariar fundos para viabilizar seu sonho, a primeira maternidade do Guarujá.

Em 1962 após campanhas beneficentes, generosos donativos e recursos da Prefeitura Municipal de Guarujá e dos Governos Estadual e Federal, foi inaugurado o Hospital Santo Amaro, com atendimento de maternidade e Pediatria com 100 leitos.

Com o crescimento da população, sentiu-se a necessidade de ampliação do atendimento médico para outras especialidades. Novamente com doações e campanhas em 1983 foi sanada esta necessidade da população, agora com 400 leitos.

O Cônego Don Domênico esteve a frente do hospital até sua morte em 1987. Desse período o Hospital vem sendo administrado por vários colaborados, entre eles:

Sociedade Santamarense de Beneficência do Guarujá que é uma entidade civil sem fins lucrativos, mantenedora do hospital de 08/11/1987 à 28/02/1991.

Contratada a Sociedade Beneficente São Camilo para administrar o Hospital de 01/03/1991 à 25/10/1992.

Novamente a Santamarense retorna a administração do hospital de 26/10/1992 à 30/03/1993.

No dia 31/03/1993 é decretada a Intervenção Municipal. A Prefeitura Municipal de Guarujá, juntamente com as equipes multi profissionais, vem investindo continuamente em alas assistênciais, em departamentos operacionais: para tanto houve aquisição de vários equipamentos de ponta da área de informática, cirurgia e instrumentação, além de diversos utensílios. Houve também investimentos em instalações, reformas e ampliações, culminando inclusive com a criação de novas alas assistênciais.

O hospital atende toda população carente sem discriminação, é o único hospital da cidade com atendimento SUS, ( 80 % são SUS e os outros 20 % são convênios e particulares) ressalta-se que também atende os municípios vizinhos.

No dia 21/01/2008 a Prefeitura decreta o fim da intervenção sob o Decreto Municipal N.º 8310/2008, sendo devolvido novamente para a Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá.

Após 15 anos sob Intervenção Municipal, período no qual passou por inúmeros administradores de diversos segmentos, profissionais médicos, engenheiros, empresários, etc, sem direcionamento de médio e longo prazo e muitas vezes sem continuidade das ações.

Levaram a Instituição a um nível de sucateamento de instalações e defasagem tecnológica sem precedentes na sua história.

A despeito de algumas conquistas, no período de Intervenção, que promoveram habilitações em alta complexidade em algumas áreas, tais como: Terapia Renal Substitutiva, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, UTI II, UTI Neonatal e Oncologia.

A Unidade Hospitalar não soube preservar o programa de Residência Medica por total inabilidade gerencial. Nesse cenário, após a suspensão da Intervenção, mesmo com suas diretrizes de médio e longo prazo, definidas após elaboração de Planejamento Estratégico, a Instituição encontra dificuldade em realizar investimentos que propiciem uma modernização do seu parque tecnológico e instalações.

No campo operacional sofre sucessivamente pressão para internações de baixa complexidade devido ao perfil dos equipamentos de saúde do município; gerando AIH (Autorização de Internação Hospitalar) pouco vantajosas no quesito remuneração e pacientes com um perfil de permanência mais prolongado.

Combinação absolutamente perversa para o desenvolvimento e modernização do Hospital, uma vez que dificulta o equilíbrio financeiro e acarreta carência de leitos para a região e, como conseqüência natural, aumenta o custo operacional dos leitos oferecidos ao Sistema Único de Saúde.

CEP: 11410-908
Tel.:(13) 3389-1515 / Fax:3386-8013
Nearby cities:
Coordinates:   23°59'25"S   46°15'10"W
This article was last modified 9 years ago