Albufeira da Barragem de Castelo de Bode

Portugal / Lisboa e Vale do Tejo / Abrantes /
 reservatório de represa ou barragem  Adicionar categoria

Com uma extensão de aproximadamente 60 km, estende-se desde as imediações de Tomar até aos arredores de Cernache do Bomjardim, perto da barragem da Bouçã. é um ponto de referência nas viagens de avião, visto que uma das rotas principais de aproximação a Lisboa sobrevoa o vale do Zêzere a partir da Serra da Estrela.

Esta gigantesca reserva de água abastece a região de Lisboa num total de aproximadamente 3 milhões de pessoas.

A sua grande extensão proporciona o aparecimento de inúmeros braços de água onde é possível encontrar autênticos oásis de tranquilidade.

Esta barragem foi construída no período áureo da política de aproveitamento de recursos hidráulicos, nos anos 50. Foi a primeira a ser concluída, em 1951, tendo-se seguido para montante a da Bouçã (1955) e a do Cabril (1954).

O objectivo principal era reter as águas provenientes do maciço da Serra da Estrela para a produção de energia eléctrica. Só mais tarde se procedeu ao abastecimento da grande Lisboa
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   39°37'1"N   8°15'4"W

Comentários

  • A albufeira do Castelo do Bode é um local ímpar para a prática dos desportos náuticos. Pode também optar por um passeio no Barco de S. Cristóvão, embarcação de recreio onde são servidas as refeições durante a viagem. Pode também passar uns dias na estalagem da Ilha do Lombo, situada numa pequena ilhota no meio do rio Zêzere, onde poderá desfrutar de dias de descanso num verdadeiro paraíso.
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás