ICC - Instituto Central de Ciências (Minhocão)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Campus Universitário Darcy Ribeiro
 universidade/faculdade  Adicionar categoria

Principal prédio da UnB, com dois pavimentos e subsolo, abriga a maioria dos departamentos e faculdades, salas de aula, laboratórios, anfiteatros, etc.
O edifício do ICC é a unificação dos cinco Institutos de Ciências (Matemática, Física, Química, Biologia e Geociências) previstos por Lúcio Costa no primeiro plano urbanístico da universidade. De Oscar Niemeyer partiu a decisão de unificá-los em um único prédio, destinado às ciências puras, que seria o Instituto Central de Ciências - ICC. O ICC, também conhecido como "Minhocão", começou a ser construído nos primeiros anos da universidade, após os SG e a FE, pela extremidade sul. Ainda neste período foram feitas algumas modificações no projeto, sendo que a principal delas foi o aumento da área de ocupação do subsolo, proposta pela construtora após a escavação do que deveriam ter sido as fundações. Originalmente estava prevista a construção de dois auditórios para quinhentas pessoas e a criação de uma série de laboratórios na área central do edifício, que não puderam ser construídos por causa da ocupação do subsolo por salas de aula e pela pista. Durante a construção ocorreu o golpe militar de 64, e em 65 toda a equipe foi demitida.
O prédio começou a ser ocupado quando a estrutura ficou pronta, inicialmente pela psicologia e pela biologia. Como a universidade não tinha recursos para fazer outros edifícios, resolveu-se colocar no ICC as áreas que precisavam de mais espaço.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°45'47"S   47°52'7"W

Comentários

  • legal
  • "Minhocão" não é mais tão usado para se referir ao ICC.
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás