Parque do Carmo (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / Maua / São Paulo / Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951

Área: 1.500.000 m²

•Infraestrutura:

Museu do Meio Ambiente, planetário, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica (barras), campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques e cerca de 80 churrasqueiras.

•Fauna:

Rica fauna de Mata Atlântica, que ali encontra refúgio, abrigo, alimentação e condições favoráveis para sua reprodução. Mergulhões, pica-paus, andorinhas e sabiás podem ser avistados em sua área, além de mamíferos como gambás, preguiça-de-três-dedos, macacos e veados-catingueiros.

•Flora:

Mata ciliar, capoeiras, eucaliptal e brejos. Parte da vegetação é representativa da Mata Atlântica e ocorre principalmente nas encostas e locais de difícil acesso. Gramados e campos possuem espécies nativas e exóticas. O Parque apresenta ainda um cafezal, um pomar e um bosque de cerejeiras.

•Particularidades:

A área pertencia à fazenda de Oscar Americano de Caldas Filho, que ali costumava passar os finais de semana em companhia da família e amigos. Em 19 de setembro de 1976 foi transformada em parque pela Prefeitura. O casarão foi mantido como parte das edificações. Todos os anos a comunidade japonesa se reúne em volta do Bosque das Cerejeiras, celebrando a florada das árvores. Esteiras são estendidas sob as cerejeiras e as pessoas observam a chuva de pétalas, tal como acontece no Japão. No Parque do Carmo, 22 associações cuidam do bosque, onde hoje estão plantadas mais de 1.500 árvores de diversas variedades.

•Funcionamento: 6h às 18h.

Telefones: (11) 2748-0010 / 2746-5001
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°34'30"S   46°28'9"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás