Biblioteca Pública Amadeu Amaral (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / Sao Caetano do Sul / São Paulo / Avenida do Cursino, 1100

A biblioteca está localizada em área tombada pelo CONPRESP através da Resolução nº 16/02 de 27 de agosto de 2002. Foi construída segundo o pensamento da Arquitetura Moderna do período entre 1920 e 1970, com projeto de autoria dos arquitetos Aluísio da Rocha Leão e José Augusto Barros Arruda. A área da biblioteca é de 870m2 onde 731m2 correspondem ao prédio de três pavimentos - subsolo, térreo e andar superior - com amplas janelas de vidros.

Começou a funcionar em 7 de outubro de 1966, data de registro no livro do ponto do primeiro funcionário, na administração do então Prefeito José Vicente de Faria Lima. Contava com um pequeno acervo somente para consulta local.

Em 14 de julho de 1968 o Departamento Patrimonial da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos realizou o Termo de Transferência de Administração da biblioteca para a Secretaria Municipal de Cultural.

Em 21 de maio de 1976 a Biblioteca Ramal Jardim da Saúde, como era conhecida, teve seu nome alterado para Biblioteca Amadeu Amaral em homenagem ao poeta, folclorista e filólogo paulista.

Com o passar do tempo a biblioteca ampliou os serviços de empréstimo das obras, promovendo eventos culturais como encontros com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, dentre outros.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°36'46"S   46°37'2"W
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás