Morada de Camburi (Vitória)

Brazil / Espirito Santo / Vityria / Vitória
 Carregar uma foto

Morada de Camburi é um bairro da região continental de Vitória, Espírito Santo.

As áreas que constituem os bairros Jardim da Penha, Morada de Camburi e Mata da Praia pertenciam ao Sr. Justiniano Azambuja que, possuindo uma escritura com data de 1891, era o proprietário da Fazenda Mata da Praia. A região compreendia as proximidades da Avenida Adalberto Simão Nader até o Canal de Camburi e da praia até a UFES. No início do sec. XX era uma área rural, ocupada por gados, córregos, animais, Mata Atlântica e restinga.
O projeto é retomado na década de 50 pela Empresa Capixaba de Engenharia Civil. A idéia era inspirada na moderna cidade de Belo Horizonte. O projeto é aprovado pela prefeitura em 1952 onde toda a região entre a Adalberto Simão Nader e o Canal de Camburi seria convertida em largas avenidas diagonais, que formavam 13 quadras com lotes de aproximadamente 400m². Os primeiros lotes foram vendidos para armazéns, na região do bairro Jardim da Penha.

No entanto, o atual bairro Mata da Praia, sofreu modificações em seu traçado porque na década de 70 a empresa Sena Engenharia propôs diferenciar o projeto daquela região. A antiga fazenda foi dividida na área onde é hoje a Av. Aristóbulo Barbosa Leão.
Em 1977 foi feito um loteamento entre a Avenida Fernando Ferrari e a Mata da Praia com área de 98.750m² de propriedade da Camburi Empreendimentos Imobiliários, com o nome de Morada de Camburi.

Com a rescisão do contrato com a Sena no final da década de 80, o marido de uma das herdeiras da antiga fazenda, o engenheiro Luiz do Carmo Bedran, assume a gestão criando o grupo Mata da Praia/Dacaza, avançando para construções em outras áreas como a antiga fazenda dos Meyrelles.

Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°16'16"S   40°17'47"W

Comentários

  • OK, e onde fica a associação dos moradores do bairro Morada de Camburi?
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás