Represa do Rio D'Ouro (Nova Iguaçu)

Brazil / Rio de Janeiro / Queimados / Nova Iguaçu / Estrada da Represa Rio D'Ouro, s/n°
 local histórico, represa ou barragem

Preservado e em plena atividade, o Reservatório Rio D'Ouro, construído em 1880, é uma joia arquitetônica de Nova Iguaçu, localizada em um sítio natural coberto pela Mata Atlântica.
Do seu pavilhão de manobras, sai uma passarela que atravessa o reservatório e leva a uma fonte em ferro fundido de autoria do escultor francês Albert-Ernest Carrier Belleuse. Ele foi o autor das tochas da escada do teatro Ópera de Paris e também professor do aclamado escultor Auguste Rodin.

Ninfas esculpidas nas fundições do Val D'Osne, na França, guardam a fonte, ornada por ramos e pelo brasão do Brasil. Com uma engenharia hidráulica sofisticada para a época da sua implantação, o reservatório Rio D'Ouro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), é abastecido por seis captações de água da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto).

Construída pelos escravos da corte, incluindo reservatórios, aqueduto, estação, de grande valor histórico, faz a captação d'água para vários bairros da Baixada Fluminense. Situada entre os sopés das Serras do Tinguá e São Pedro, é abastecida pelos Rios D'Ouro e Santo Antônio.

Fonte: mapadecultura.rj.gov.br/manchete/rio-douro-reservoir
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°38'10"S   43°31'19"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás